Em Ji-Paraná, os órgãos públicos e ACIJIP estão recebendo doações de roupas e alimentos porque, dos 217 municípios do Maranhão, 108 estão em situação de emergência.
A preocupação da Defesa Civil estadual é com o aumento das áreas atingidas. As chuvas que antes se concentravam na parte central do estado também estão afetando a Baixada Maranhense, perto do litoral. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de chuvas na região central e no norte do estado até o fim de maio.
O número total de atingidos passa de 438 mil. De acordo com a Corpo de Bombeiros de São Luís, mais de 101 mil pessoas estão desalojadas e 51.198 desabrigadas. Poucas pessoas voltaram para casa. O nível do Rio Mearim diminuiu 3 metros, mas continua 11 metros acima do normal.
Por dia, o Corpo de Bombeiros de São Luís monta e distribui 2 mil cestas básicas. Além de alimentos não perecíveis e água potável, a população atingida precisa de material de limpeza.
Doações em dinheiro podem ser feitas na Caixa Econômica Federal, agência 0027, conta corrente 1000-2, operação 006. Até o dia 26 a conta acumulava R$ 74 mil.
Números da Agência Brasil