Depois de uma extensa temporada registrando hábitos e dificuldades sociais de diversos povos indígenas, muitos deles alocados em território brasileiro, o A’Uwe homenageia, desta vez, em especial de fim de ano, uma comunidade que habita há milênios países como Bolívia, Argentina, Uruguai e Brasil: a Guarani. Marcos Palmeira, para dar o tom do tema, apresenta o documentário Ñande Guarani – Nós Guarani. A exibição está dividida em duas partes – a primeira no dia 20/12; a outra, 27/12, também com uma retrospectiva.
A produção faz um retrato das comunidades Guarani espalhadas pela América do Sul que tentam se mobilizar para conseguir o direito de serem reconhecidas como uma nação indígena única. A direção é de André Luís da Cunha, que conseguiu levar o seu filme para o 41º Festival de Cinema de Brasília e sair de lá com o prêmio de Melhor Som. Ganhou também Menção Honrosa no Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça (Conbrascom 2009).
No domingo (27/12) de exibição do segundo segmento do vídeo, o A’Uwe também faz uma retrospectiva do programa em 2009. O apresentador Marcos Palmeira relembra cenas marcantes, histórias peculiares e documentários que geraram repercussão. O programa dá espaço até para um balanço sobre a situação atual dos índios e povos nativos do mundo.
E para terminar o ano e a temporada em alto astral, o A’Uwe põe no ar uma seleção exclusiva de erros de gravação do Marcos Palmeira.