Estarão sendo realizadas no próximo sábado (22), a partir das 16 horas, na Escola Valdir Adão Lamota, as matrículas para o Programa Brasil Alfabetizado dos moradores do bairro JK, em Ji-Paraná, Rondônia. O presidente do bairro JK Messias Manoel dos Santos, está convidando, além dos moradores do JK, também os que residem no Val Paraíso, Alto Alegre, Mutirão e Boa Esperança. O convite está sendo realizado pela proximidade dos bairros, para que seus presidentes também possam trabalhar juntos em prol da comunidade.
Deverão ser formadas quatro turmas com alunos acima de 15 anos que queiram ser alfabetizados. Os interessados deverão comparecer levando os documentos pessoais, comprovante de residência, e também a fotocópia destes documentos. A Secretaria Municipal de Educação (Semed) lembra aos alfabetizadores que estão em campo na busca por alunos, que compareçam, até o dia 31 de agosto, à Semed, para apresentação do resultado dos trabalhos realizados em campo.
O MEC realiza, desde 2003, o Programa Brasil Alfabetizado (PBA), voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos. O programa é uma porta de acesso à cidadania e o despertar do interesse pela elevação da escolaridade. O Brasil Alfabetizado é desenvolvido em todo o território nacional, com o atendimento prioritário a 1.928 municípios que apresentam taxa de analfabetismo igual ou superior a 25%. Desse total, 90% localizam-se na região Nordeste. Esses municípios recebem apoio técnico na implementação das ações do programa, visando garantir a continuidade dos estudos aos alfabetizandos. Podem aderir ao programa, por meio das resoluções específicas publicadas no Diário Oficial da União, estados, municípios e o Distrito Federal. Saiba mais
Resolução n° 12, de 3 de abril de 2009 – Estabelece orientações, critérios e procedimentos para a transferência automática dos recursos financeiros para o exercício de 2009, aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios e para o pagamento de bolsas no âmbito do Programa Brasil Alfabetizado.