Profissionais da área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) têm a chance de concorrer a bolsas de estudo no Instituto Internacional de Ciências da Computação (ICSI), sediado em Berkeley, na Califórnia. A iniciativa é uma parceria do Movimento Brasil Competitivo (MBC) e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), que têm entre suas metas fomentar a inovação em busca do aumento competitividade do país.
O projeto, conhecido como Programa de Visitante Brasil ICSI, visa promover negócios colaborativos, pesquisa e projetos de transferência de tecnologia entre o ICSI e instituições brasileiras industriais de negócios e de pesquisa. A expectativa é estimular o desenvolvimento da inovação de utilidade pública, privada e acadêmica.
Organizações brasileiras que tenham doutores e doutorandos na área de TI podem indicar profissionais para particiar do programa. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 23 de outubro. Os candidatos pré-selecionados pelo comitê técnico, coordenado pelo MBC, ABDI e ICSI, serão notificados até o dia 6 de novembro para solicitação de documentos. O período de permanência no ICSI será iniciado no dia 1º de dezembro de 2009.
O edital para apresentação de propostas de projeto por parte de instituições industriais, de negócios e de pesquisa, já está disponível no site www.mbc.org.br.
As propostas serão avaliadas de acordo com a consistência entre os objetivos da proposta e do edital, currículo do candidato e impacto dos possíveis resultados e sua relevância para o desenvolvimento tecnológico do Brasil, especificamente as prioridades definidas no programa da Política de Desenvolvimento Produtivo do Brasil.
O financiamento dos trabalhos procede de projetos multidisciplinares das agências federais norte-americanas e de consórcios americanos e europeus, públicos ou privados, além de instituições interessadas em pesquisa básica e aplicada. Atualmente, existem projetos de cooperação financiados por parceiros internacionais residentes na Espanha, Alemanha, Finlândia, Suíça e Taiwan. Para esclarecimentos e mais informações, entrar em contato com o MBC pelo telefone (61) 3329 2101 ou pelo e-mail [email protected].