MEC – O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou nesta segunda-feira, 31, os índices gerais de cursos das instituições (IGC) para todas as universidades, centros universitários e faculdades do país. O IGC, indicador de qualidade de instituições de educação superior, considera, em sua composição, a qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação. O resultado final é expresso em valores contínuos, que vão até 500 e em faixas até cinco.
Na aferição da graduação, é utilizada para cálculos do IGC a média dos conceitos preliminares de cursos (CPC) da instituição. O CPC tem como base o desempenho dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), o conhecimento obtido no curso pelo aluno e variáveis de insumo – corpo docente, infraestrutura e organização didático-pedagógica. Para a pós-graduação, o IGC utiliza critérios estabelecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
O IGC de cada instituição de educação superior do Brasil foi apresentado pela primeira vez no ano passado e será divulgado anualmente pelo Inep. O de 2007, divulgado no ano passado, compreende todos os cursos das instituições avaliados pelo Enade no triênio 2005-2007. O IGC de 2008 atualiza as informações de cada instituição no triênio 2006-2008.
MEC – Assessoria de imprensa do Inep