Já está disponível no site do Ministério da Educação a matriz da prova do novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O documento, que vai orientar o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na elaboração da prova, traz também a lista dos conteúdos que serão cobrados.
Estudantes e professores podem acessar o material para conhecer mais sobre o novo formato do exame que irá substituir o vestibular tradicional em parte das universidades federais.
A matriz está organizada a partir de quatro áreas do conhecimento: linguagem, ciências da natureza, ciências humanas e matemática. A prova será formada por 50 questões de múltipla escolha para cada uma dessas áreas, além de uma redação.
A presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Maria Auxiliadora Seabra, afirmou que para não prejudicar os estudantes que já estão cursando o ensino médio, o contéudo que será cobrado na prova do novo Enem não terá grandes mudanças em relação ao modelo atual. Futuramente, o Consed irá formar uma comissão de especialistas para estudar quais são as mudanças possíveis nos conteúdos exigidos na prova.
Ontem (13), após a aprovação da matriz pelo comitê responsável pela elaboração do novo Enem, o ministro da Educação Fernando Haddad, afirmou que o que muda não são os conteúdos, mas a “forma de perguntar”.
Será exigido do estudante uma capacidade maior de raciocínio e menor de memorização. Segundo Haddad, os famosos “peguinhas” estarão fora da prova. O novo Enem será realizado nos dias 3 e 4 de outubro.
Amanda Cieglinski*
Repórter da Agência Brasil