Agência FAPESP – Todos os quatro competidores brasileiros na 20ª Olimpíada de Matemática do Cone Sul, que ocorreu de 14 a 20 de abril na cidade de Mar del Plata, na Argentina, conquistaram medalhas.
Eles ganharam duas medalhas de prata e duas de bronze. Deborah Barbosa Alves, de São Paulo, e Matheus Barros de Paula, de Taubaté (SP), conquistaram a prata, enquanto Gabriel Vinhas Lopes, de Fortaleza (CE), e Matheus Torres da Silva, do Rio de Janeiro, levaram bronze.
A competição reuniu estudantes de até 16 anos de idade selecionados em olimpíadas nacionais de matemática em cada país. Equipes de até quatro alunos e dois professores representaram Argentina, Brasil, Bolívia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai.
Este ano a olimpíada contou com a participação de 27 estudantes e as provas foram realizadas em dois dias consecutivos. Em cada dia, os participantes resolveram três problemas em quatro horas e meia de prova. O objetivo foi estimular a integração entre países da região para elaborar programas de desenvolvimento cultural, científico e tecnológico.
A participação brasileira na competição foi organizada pela Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), iniciativa realizada nas modalidades de ensino fundamental, médio e superior nas instituições públicas e privadas de todo o país.
A OBM é um projeto conjunto da Sociedade Brasileira de Matemática e do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Instituto do Milênio Avanço Global e Integrado da Matemática Brasileira e da Academia Brasileira de Ciências (ABC).