O Médico Cláudio Luiz dos Santos enviou mensagem de alerta ao REDENOTICIA sobre a dificuldade que os médicos encontram para ministrar o remédio TAMIFLU, indicado para o tratamento da gripe suína A (H1N1), nas cidades distantes dos grandes centros do Brasil.
Segundo o médico o medicamento deveria ficar disponível nas unidades sanitárias sob controle de médico especialista, à exemplo das redes de tratamento da tuberculose no Brasil.
Leia o alerta
“SOU MEDICO PNEUMOLOGISTA, NO MOMENTO MUITO PREOCUPADO COM O NUMERO DE MORTES RELACIONADAS A GRIPE A, E PELA DIFICULDADE NO MOMENTO DE SE OBTER O TAMIFLU, QUE SE ENCONTRA SOMENTE EM GRANDES CENTROS. NO INTERIOR ATE CONSEGUIRMOS O MEDICAMENTO JA VAI TER SE PASSADO 48 HORAS , NÃO MAIS TRAZENDO O BENEFICIO ESPERADO NA REDUÇÃO DOS SINTOMAS, DEVERIA SE TER O MEDICAMENTO DISPONIVEL EM TODAS AS UNIDADES SANITARIAS SOB CONTROLE DE UM INFECTOLOGISTA OU PNEUMOLOGISTA. COMO POR EXEMPLO AS REDES DE TRATAMENTO DE TUBERCULOSE.”
CLAUDIO LUIZ DOS SANTOS
Até ontem (19/07) foram divulgadas 15 mortes causadas pela gripe suína A (H1N1) no Brasil. A nota sobre os números oficiais do Ministério da Saúde será divulgada apenas na próxima quarta-feira (22/07).