No Brasil, depois que a criança ou o adolescente recebeu o diagnóstico de infecção pelo vírus Influenza A H1N1, causador da gripe suína, chegou a hora de ir para casa. E como os pais devem proceder para que não ocorram riscos de contaminação em relação aos demais familiares?
O médico infectologista Milton Lapchik, da Comissão de Controle de Infecção do Hospital Infantil Sabará – único centro de referência exclusivamente pediátrico de São Paulo Brasil convidado pela Secretaria Estadual da Saúde para atender crianças com a gripe suína, tipo A – dá dicas sobre os procedimentos para cuidar desses pacientes em casa.
Quanto tempo a criança ou o adolescente deve ficar isolado?
Recomenda-se que eles fiquem quatorze dias em um ambiente restrito em casa. Isso significa repouso relativo e restrição de visitas.
O uso da máscara é essencial dentro de casa?
Sim. A máscara impede que ocorra dispersão de secreções respiratórias no ambiente, é uma forma simples de controlar a contaminação de outras pessoas. Quem cuida do paciente também deve usá-la e ainda lavar as mãos sempre que possível.
A máscara é descartável. Quando devo trocá-la?
Sempre que ela estiver úmida, o ideal é trocá-la. A umidade pode comprometer seu funcionamento de filtragem. Os pais devem estimular os pequenos a utilizar lenços descartáveis de papel para higiene após tossir ou espirrar.
Devo separar a louça, toalhas de banho e roupa de cama do paciente infectado?
Sim. O ideal é que esses utensílios sejam reservados para uso exclusivo do paciente. Eles devem ser lavados separadamente também.
Como deve ser feita a limpeza do quarto onde o paciente está de repouso?
A dica é não usar vassouras, mas um pano úmido para evitar a dispersão de partículas de poeira no ar. Em bancadas ou móveis, as pessoas podem usar o álcool 70% durante a limpeza.
Depois de quanto tempo, as crianças podem voltar ao convívio social?
As crianças e os adolescentes perdem o poder de transmissibilidade após 14 dias. Somente depois desse período é que elas estão liberadas para o convívio social com outras crianças e adultos. Vale lembrar que a Gripe Suína A tem se mostrado com baixa gravidade até o momento, sendo semelhante a gripe comum que ocorre no inverno.
Sobre o Hospital Infantil Sabará Brasil
Tradicionalmente conhecido por sua eficiência e bons resultados, o Hospital Infantil Sabará nasceu no início dos anos 60, quando um grupo de médicos pediatras resolveu criar um serviço diferenciado. A partir daí o complexo hospitalar se firmou como centro de referência na área, sendo o primeiro hospital a inaugurar uma UTI pediátrica em 1974.