O mercado de títulos de capitalização mantém seu ritmo de expansão na economia brasileira. De acordo com a FenaCap (Federação Nacional de Capitalização), o faturamento acumulado do setor chega a R$ 6,4 bilhões até agosto deste ano. Este desempenho é 12% maior em relação ao mesmo período de 2008. A receita do oitavo mês de 2009 alcança R$ 889 milhões e as reservas somam R$ 14,2 bilhões, alta de 11% em relação ao ano passado.
Em agosto, no estado de São Paulo, o setor atingiu o faturamento de R$ 333 milhões. No acumulado de janeiro a agosto, a receita no estado atinge R$ 2,3 bilhões. O Estado se mantém na 1º colocação, com 37% de representatividade do mercado, no ranking nacional.
Segundo Hélio Portocarrero, diretor-executivo da Federação, que reúne as 11 companhias atuantes no setor, o consumidor tem investido cada vez mais em títulos de capitalização como opção para poupar a médio e longo prazo. “Temos crescido a cada mês, somente em agosto tivemos um faturamento de R$ 889 milhões. Isso mostra não só o crescimento do setor, mas também que a satisfação dos clientes com o produto se mantém”, ressalta o executivo.
Na classificação nacional, São Paulo corresponde a 36,6% do setor, com R$ 2,3 bilhões de receita até agosto. O Rio de Janeiro ocupa a segunda posição com a fatia de 10,3% do mercado e R$ 668 milhões faturados, e Minas Gerais detém 8,9% do segmento e totaliza R$ 573 milhões, o que garante a terceira colocação ao estado.
Sobre a FenaCap: – Impulsionada pelo crescimento do setor, a FenaCap (Federação Nacional de Capitalização) foi criada em 2007 para consolidar o papel da capitalização tanto para o segmento financeiro quanto para os brasileiros como alternativa de poupar dinheiro. A entidade, composta por representantes das empresas do setor, chega para dar continuidade aos trabalhos desenvolvido da Comissão de Capitalização da Fenaseg (Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e Capitalização), cujo papel era organizar iniciativas e realizar ações que tornassem a sistemática do produto de fácil compreensão e com a máxima transparência para o consumidor.
Como resultado de anos de dedicação e trabalho, em maio de 2008, a Susep (Superintendência de Seguros Privados) – órgão responsável pela regulamentação e fiscalização do mercado – aprovou a segmentação dos títulos de capitalização que passam a ser divididos nas seguintes modalidades: Tradicional: com retorno do valor pago ao final de um período, corrigido monetariamente; Compra Programada: voltado para a aquisição de bens; Popular: produto com foco no aspecto lúdico dos sorteios; e Incentivo: usado como incentivo à comercialização de bens e serviços.