Segundo a Meteorologia CPTEC/INPE, alguns estados e regiões se encontram em Estado de Atenção nesta terça-feira (24/11). As chuvas fortes serão bem localizadas e atingirão o extremo noroeste do RS, centro-oeste de SC, PR (exceto o leste), SP (exceto o litoral), extremo sul de MG (principalmente em áreas de serra), Triângulo Mineiro, extremo sul de GO, MS, centro-sul e oeste de MT, RO, AC e no sudoeste e oeste do AM.
Segundo a previsão do CPTEC/INPE para as regiões do Brasil, a terça-feira (24/11) será com pancada de chuva, em grande parte das Regiões Sul, Centro-Oeste, Norte, além de SP, RJ, Triângulo e centro-sul de MG. No RS a intensidade das chuvas diminui, o sol aparece entre nuvens, mas ainda ocorrerá pancada de chuva que ainda poderá causar transtornos nas localidades onde ocorrer, principalmente nas áreas já castigada pelas chuvas dos últimos dias. Em algumas, áreas de SP, que inclui a capital, do PR, de MT, MS, do sul de GO, Triângulo e sul de MG a chuva será forte e acompanhada de raios, rajadas de vento e, ocasional queda de granizo. Já em grande parte da Região Nordeste, em cidades do norte e nordeste do PA, do centro-sul do AP, do centro-norte de MG e do ES, permanece o calor e o predomínio de sol.
Os modelos climáticos indicam que a fase ativa do fenômeno El Niño na região do Pacífico Equatorial continuará pelo menos até o início de 2010. Neste sentido, a previsão climática de consenso do CPTEC/INPE aponta para a classe mais provável de chuvas abaixo da média histórica no norte das Regiões Norte e Nordeste do Brasil no decorrer do trimestre dezembro de 2009 e janeiro e fevereiro de 2010.
Os totais pluviométricos devem variar entre as categorias normal a acima da normal climatológica na maior parte das Regiões Sudeste e Centro-Oeste. Para as demais áreas do Brasil, a classe mais provável é de totais pluviométricos próximos à climatologia. Neste trimestre, há maior probabilidade de valores de temperatura do ar acima da normal climatológica nas Regiões Norte e Nordeste e em parte das Regiões Sudeste e Centro-Oeste. Na Região Sul e no leste da Região Sudeste, as temperaturas estão previstas em torno da normal climatológica.