A frente fria que avança lentamente pelo Sul do País já provocou muitos temporais no Rio Grande do Sul. Em pleno início de mês, algumas Cidades do Estado já estão próximas de ultrapassar o volume de chuvas previsto para setembro. No Município de Santana do Livramento, o acumulado de chuvas dos últimos dois dias já ultrapassou em 40% o volume esperado para o mês. Já choveu 168mm, e a média climatológica de setembro é de 120mm.
Em Quaraí, extremo oeste do Estado, e em Bagé, no sul, o volume já ultrapassa 70% da média. Até agora, Quaraí registrou 80mm, e Bagé 105mm.
Nas Cidades de Caçapava do Sul, Santiago, Santa Maria e Bento Gonçalves, o acumulado também foi acentuado para a época do ano. Caçapava do Sul já registra 41% do volume previsto para setembro, e as demais, 36%, 35% e 33%, respectivamente.
De acordo com os meteorologistas da Somar, a tendência é de que as chuvas continuem no Rio Grande do Sul, e com o avanço da frente fria, se estendam também aos outros estados da Região. Na quinta-feira (3), o acumulado deve ultrapassar 60mm no oeste de Santa Catarina, sul do Paraná e noroeste gaúcho. Além disso, há possibilidade de queda de granizo nos três Estados, com rajadas de vento alcançando 90 km/h no oeste de Santa Catarina.
Ainda na sexta-feira (4), a frente fria também atinge a Região Sudeste, inicialmente provocando temporais e declínio das temperaturas no sul e oeste de São Paulo.