Muitos já conhecem a microdermoabrasão e creditam a ela um papel importante nos cuidados estéticos em geral. O uso deste método é de grande valia para cuidados com a pele no que diz respeito a prevenir e tratar o envelhecimento cutâneo, acnes, manchas, estrias e até mesmo a flacidez cutânea. Trata-se então de um método consagrado e muito utilizado nas clínicas estéticas como um todo.
Mais recente que a microdermoabrasão é a microdermoinfusão. Este método mescla algumas caracterísitcas da microdermoabrasão com a infusão de dermocosméticos em alta pressão através da pele do paciente. Com isto, além dos resultados obtidos com a abrasão cutânea a pele acaba sendo beneficiada, ao mesmo tempo, com a infusão de produtos de tratamento que promoverão um resultado ainda mais satisfatório para o paciente.
O microdermoinfusor é um equipamento que apresenta uma caneta aplicadora ligada a um equipamento que gera um circuito fechado. Quando a caneta toca a pele do paciente um sistema de vácuo, controlado pelo médico, traciona a pele parcialmente mantendo-a em contato direto com a ponteira da caneta. Esta ponteira por sua vez apresenta diamante granulado que exercerá o efeito de abrasão quando a ponteira for deslocada sobre a pele. Ao mesmo tempo um jato emissor dispara os produtos dermocosméticos sobre a pele que está passando pela abrasão. Esta situação de pele mais fina (por conta da abrasão), somada ao jato de alta pressão do equipamente promove uma penetração intensa do dermocosmético tratando a pele de forma completa. O mesmo vácuo que mantém a pele aderida à caneta aspira o excesso de dermocosmético que não foi absorvido pela pele assim como o resíduo de células mortas gerada pela abrasão fechando o circuito do equipamento.
Os dermocosméticos utilizados neste procedimento normalmente são líquidos. De acordo com o problema que o paciente apresenta o médico formula o produto que é feito em farmácias de manipulação. Com a opção de formular o produto ideal para cada paciente podemos dizer que os tratamentos acabam ficando mais específicos e competentes.
Com o microdermoinfusor podemos prevenir e tratar o envelhecimento da pele, melhorar quadros de flacidez, clarear manchas (mesmo as mais difíceis de tratar), atuar em estrias e cicatrizes inestéticas.
As sessões do equipamento são semanais e os benefícios já começam a aparecer nas três primeiras sessões. O tratamento é iniciado normalmente com 10 sessões podendo ser ampliado em virtude da necessidade do paciente. A manutenção dos resultados depende do quadro tratado, mas poderá ser feita quinzenalmente, mensalmente ou bimensalmente. Dependendo da área tratada as sessões tem duração diferentes, mas costumam ter de 20 a 40 minutos.