A Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (MS) acaba de disponilizar aos profissionais de saúde uma série de materiais para capacitação sobre a gripe A (H1N1). O conteúdo multimídia sobre a doença está publicado no hotsite da Influenza A (H1N1) (http://portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional/area.cfm?id_area=1534). Os vídeos educativos abordam as formas de contágio, sintomas, uso de equipamento de prevenção individual, higienização das mãos e coleta de amostras para diagnóstico.
O material estará disponível para os profissionais dos portos, aeroportos e fronteiras; dos hospitais e laboratórios de referência; das equipes de saúde da família (ESF); das centrais de regulação; e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Ao todo, o material aborda três temas prioritários.
O primeiro foco dos textos, áudios e vídeos será as formas de interrupção da cadeia de transmissão do vírus da Influenza A (H1N1). São medidas como lavar as mãos e usar luvas e máscaras. O segundo assunto será a detecção e o encaminhamento dos casos. Como os sintomas da Influenza A (H1N1) são semelhantes ao da influenza comum, os médicos aprenderão a levar em conta aspectos epidemiológicos, como a procedência do paciente. A terceira e última etapa do treinamento será o tratamento dos casos, na hipótese de a doença ser diagnosticada.
O conteúdo foi produzido pelos Núcleos do Programa de Telessaúde Brasil, distribuídos em diferentes estados. Em São Paulo, o trabalho foi realizado pela equipe da Faculdade de Medicina de São Paulo (FMUSP); em Minas Gerais, pela Faculdade de Medicina da UFMG; e no Rio Grande do Sul, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O objetivo foi facilitar o acesso as informações por meio da Rede do Telessaúde Brasil (RUTE/RNP) e divulgar o Protocolo de Procedimento para Manejo de Casos e Contatos de Influenza A (H1N1), elaborado pelo Gabinete Permanente de Emergência para o Enfrentamento da Influenza A (H1N1).