A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) recebeu ontem, diretamente do Ministério da Saúde (MS), quase R$ 100 mil em equipamentos que foram entregues à Divisão de Vetores para o combate de endemias em Ji-Paraná. A aquisição do equipamento foi resultado de indicação feita em uma das reuniões da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), cujo secretário de Saúde do município, José Batista da Silva, faz parte.
Foram entregues hoje pela manhã, na Divisão de Vetores, no bairro Nova Brasília, duas motocicletas 125 cilindradas, dois microscópio eletrônicos, um veículo utilitário, um motor de popa e um barco em alumínio. Além do secretário José Batista, participaram da cerimônia de entrega dos equipamentos o prefeito em exercício, José Otônio, diretores e funcionários do Departamento de Vigilância em Saúde de Ji-Paraná.
Atendimento aos ribeirinhos
Com o equipamento, explicou Milton Rodrigues, chefe da Divisão de Vetores, “o município vai poder implementar ainda mais as ações de combate às doenças como a dengue, a malária e a esquistossomose e manter os índices destes agravos em níveis baixos”. Rodrigues ressaltou que o motor de popa e o barco serão extremamente úteis no combate às endemias junto à população ribeirinha. Parte do equipamento também atenderá as diversas divisões do Departamento de Vigilância em Saúde da Semusa, como a Imuização, Vigilância Epidemiológica, Educação Permanente em Saúde, entre outras.
“Temos buscado, garimpado, a cada dia mais recursos para a Saúde de Ji-Paraná. Esses equipamentos que estão sendo entregues hoje, por exemplo, são fruto desta busca junto ao Estado e à União. Às vezes pedimos cem e conseguimos dez, outras pedimos 10 e conseguimos um, não importa, o que importa é que sempre estamos conseguindo trazer melhorias para o município e, assim, mantemos nosso compromisso com a saúde da população”, comemorou Batista.