A partir do próximo dia 4, a cidade do Rio de Janeiro recebe cerca de 700 estudantes de todo o Brasil e cerca de 50 jovens da América Latina para o 1º Encontro Latino Americano de Estudantes Secundaristas.
O Encontro, que vai até o dia 6, domingo, acontece simultaneamente ao 12º Coneg da UBES (Conselho Nacional de Entidades Estudantis).
O ato de abertura, Ensino Médio Inovador, que será realizado às 10h da sexta-feira, contará com a participação do ministro da Educação, Fernando Haddad; do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral; do prefeito da cidade, Eduardo Paes; e do presidente da SBPC, Marco Antonio Raupp, entre outros. Já o Ato em Defesa da Cultura, que marca o encerramento dos eventos no domingo, terá a presença do ministro da Cultura, Juca Ferreira.
A atividade será a primeira realizada pelo movimento secundarista da América Latina e Caribe e vai proporcionar o debate e a interação entre os estudantes brasileiros e latino-americanos sobre educação e os mais diversos temas da atualidade.
De acordo com Ismal Cardoso, presidente da UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas), os debates serão permeados pela preocupação com o reforço das bases militares norte-americanas no continente. “Faremos também uma avaliação da educação em nossa região”, diz.
Durante três dias, a juventude vai participar de debates temáticos, apresentações artísticas, feira de ciências, atividades de valorização à prática esportiva, iniciativas de preservação ambiental e consciência social. Ao final dos eventos, a UBES vai lançar uma Jornada de Lutas em Defesa da Cultura e de uma Nova Lei para a meia entrada.