A organização do Miss Universo contratou a empresa Diamond Nexus Labs para a confecção do novo modelo da coroa a ser usada pela vencedora do concurso a partir deste ano. A peça da vietnamita Phu Nhuan Jewelry (desenhada apenas para a edição de 2008, realizada em Nha Trang) não será utilizada por Dayana Mendoza na coroação de sua sucessora. O modelo do Miss Universo 2009 é inspirado nos conceitos de sustentabilidade e desenvolvimento ambiental defindidos nas mensagens publicitárias do projeto Universal is Green, veiculadas desde o ano anterior em todos os canais de televisão da NBC Universal, companhia proprietária das emissoras que transmitem o certame nos EUA (NBC e Telemundo).
Três modelos de coroas foram postos em votação para escolha pelos internautas através de um hotsite especial, Choosethecrown.com: Hope (Esperança), Peace (Paz) e Unity (Unidade ou União). O mais votado será usado pela nova Miss Universo a partir do momento de sua coroação.
A representante de Brasil, Larissa Costa Silva de Oliveira, é formada em pedagogia e representou o estado do Rio Grande do Norte, vencendo 26 candidatas numa cerimônia que se realizou na cidade de São Paulo em 9 de maio de 2009 no Memorial da América Latina[4]. Irá representar o Brasil no Miss Universo 2009 que será realizado dia 23 de agosto, nas Bahamas. Ela tem 1,75m de altura, 90cm de busto, 63cm de cintura e 93cm de quadril.
A 58ª edição do concurso Miss Universo será realizada em Nassau, no dia 23 de agosto de 2009.