Estão abertas, até 26 de agosto, as inscrições para a missão empresarial à Turquia, Cazaquistão e Uzbequistão, a ser realizada de 25 de setembro a 4 de outubro pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), em parceria com os ministérios das Relações Exteriores (MRE) e da Agricultura (Mapa) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Empresários interessados devem preencher o formulário disponível no endereço eletrônico www.mdic.gov.br/missoes e enviar para o e-mail [email protected]. No mesmo site, também estão disponíveis informações sobre vistos, hotéis e vôos.
As vagas são limitadas e estão destinadas, prioritariamente, para representantes de 15 setores: açúcar e álcool; adubos e fertilizantes; automotivo; bebidas; café; carnes; couro e calçados; equipamentos médicos; farmacêuticos; fumo; máquinas agrícolas; móveis; produtos metalúrgicos; químicos e têxteis. Além da programação oficial, estão previstos encontros de negócios entre empresários do Brasil e dos países visitados.
A missão será chefiada pelo secretário-executivo, Ivan Ramalho, e tem o objetivo de diversificar as exportações brasileiras para mercados não-tradicionais, além de identificar novas oportunidades de negócios.
Vantagens econômicas
Esses três países foram escolhidos em virtude das especificidades de suas economias. A Turquia é um mercado que, nos últimos anos, tem se consolidado, mas ainda é pouco explorado pelos exportadores brasileiros. Em 2008, o mercado turco figurou na 61ª posição no ranking de parceiros comerciais do Brasil. Nesse período, foram exportados para aquele mercado aproximadamente US$ 816 milhões, com destaque para os embarques de minério de ferro, soja, café, fumo, madeira, partes de motores, motocompressores e carne de frango. Já as importações brasileiras de produtos turcos totalizaram US$ 337, milhões sendo partes de automóveis e tratores, avelãs, fertilizantes, transformadores, damascos, gomas de mascar sem açúcar e pneus, os principais produtos.
Cazaquistão e Uzbequistão são mercados pouco conhecidos dos exportadores brasileiros. Em 2008, o fluxo comercial brasileiro com o Cazaquistão chegou a US$ 57,8 milhões, sendo que o Brasil exportou US$ 45,6 milhões para aquele mercado e comprou do mesmo US$ 12,2 milhões. O comércio com o Uzbequistão somou US$ 14,4 milhões, com US$ 7,7 milhões em exportações brasileiras e U$ 6,7 milhões em importações de produtos uzbeques. Em 2007, as exportações brasileiras tiveram uma participação de 0,13% no total importado pelo Cazaquistão e em relação ao Uzbequistão o índice alcançado foi de 0,15%.
Esses dois países apresentam grande diversidade de recursos minerais, intenso processo de modernização e integração ao mercado internacional. Suas economias têm crescido a taxas elevadas, sendo que ambos registraram taxas de 9% em 2007. Após análise desses mercados, foi verificado que existem oportunidades para os exportadores brasileiros em vários setores como os de alimentos, máquinas e motores, produtos metalúrgicos, automóveis e suas partes, materiais elétricos, eletro-eletrônicos e produtos químicos.
Assessoria de Comunicação Social do MDIC