Colorado D’Oeste e Vilhena serão as cidades do estado de Rondônia que terão a oportunidade de conhecer parte do resultado do projeto “Revelando os Brasis”, uma iniciativa do Ministério da Cultura e do Instituto Marlin Azul para democratizar o acesso ao mundo audiovisual em cidades brasileiras com até 20 mil habitantes.
O primeiro município terá o privilégio de receber o projeto porque um dos 40 selecionados em todo o Brasil para transformar em vídeo sua história é morador da cidade.
Ela é Deise de Araújo Rocha e seu documentário, chamado “Do voto no saco do rei da bala chita à urna que tem feição, mas não proseia”, conta a evolução no processo de votação em Colorado D’Oeste, uma das cidades brasileiras que estão testando a urna biométrica, que permitirá a identificação dos eleitores por meio das digitais. O vídeo investiga se a tecnologia provocou também mudanças no comportamento do eleitor, abordando temas polêmicos como um passado onde o voto poderia valer uma laqueaduras ou outros favores.
Um caminhão do projeto levará para Colorado e para Vilhena toda a estrutura necessária para montar um cinema ao ar livre e exibir o vídeo de Rondônia, além de três produções de moradores de municípios do Acre.
Em Colorado D’Oeste, a exibição acontece na terça-feira, dia 16, a partir das 19 horas, no Parque de Exposição Marcos Donadon. No dia seguinte, 17, será a vez de Vilhena receber o projeto no campus da Universidade Federal.
Do Acre, serão exibidos os vídeos “Arte em Ruína”, “Yube Nawa Aibu –Mulher Jibóia Encantada” (produzido por um índio da tribo kaxinawá) e “Seu Nome era Brasília”.
O “Revelando os Brasis” é realizado pelo Instituto Marlin Azul e pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultural, com patrocínio da Petrobrás e parceria do Canal Futura.
Vá lá:
Mostra de Vídeos Revelando os Brasis em Rondônia
Dia 16 – Colorado D’Oeste (Parque de Exposição Marcos Donadon)
Dia 17 – Vilhena (campus da Universidade Federal)
Às 19 horas
Saiba mais
O projeto Revelando os Brasis é voltado para moradores de cidades brasileiras com até 20 mil habitantes. Eles se inscrevem contando uma história que gostariam de ver transformada em vídeo.
Do total de inscritos – nesta edição do projeto, foram 712 inscrições –, 40 são selecionados. Os escolhidos participam de um curso intensivo de produção audiovisual no Rio de Janeiro e têm a oportunidade de conviver com profissionais da área, que compartilham conhecimentos relacionados a roteiro, planos de produção, fotografia, som e edição.
Depois, os 40 retornam para suas cidades, montam suas equipes com moradores da própria cidade e produzem seus vídeos, com apoio de dois profissionais da área.
Na terceira etapa do projeto, as cidades dos 40 selecionados terão a oportunidade de conferir o resultado do trabalho. Três caminhões irão percorrer entre os meses de maio e junho 27.500 quilômetros em 18 estados brasileiros, cujas capitais também serão alvo da exibição dos vídeos produzidos em sua região.