O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, recebeu nesta quinta-feira (26) os ex-atletas Raí e Ana Moser, diretores da Organização Não Governamental Atletas pela Cidadania, para conversa sobre as ações de incentivo ao cumprimento da Lei da Aprendizagem no Brasil.
A organização integrará o Comitê Executivo do Trabalho Decente, coordenado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), para ampliação da pauta no Plano Nacional do Trabalho Decente, lançado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), durante a 98ª Conferência Internacional do Trabalho (CIT), em Genebra.
Fóruns Estaduais em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro estão sendo planejados, a exemplo do que foi realizado no Ceará na última semana. “Vamos nos preparar para fazer lançamento regional em cada estado, reunindo as superintendências regionais, grupos de fiscalização e entidades participantes”, comentou Lupi.
Raí comentou o trabalho desenvolvido pela ONG Atletas pela Cidadania. “Atualmente nós atuamos de forma mais mobilizadora, agregando as empresas”, explicou.
Segundo o auditor Fiscal do Trabalho, Helder Cordeiro da Conceição, as ações de fiscalização pela contratação de aprendizes são apenas prioridade na pauta da Secretaria de Inspeção do Trabalho, e está inclusa no Plano Plurianual. “De janeiro a maio de 2008 mais de 16 mil jovens haviam sido incluídos no mercado de trabalho mediante ação fiscal. Este ano, esse número chegou a 21 mil”.
Assessoria de Imprensa do MTE