The Amazing Race no Discovery Channel, a versão latino-americana do reality de competição e aventura humana mais premiado do mundo da televisão, estreia no canal Discovery Channel no domingo, 20 de setembro, às 22h. Ao longo de 13 episódios, que se estendem até o mês de dezembro, o telespectador poderá conferir as experiências inesquecíveis vividas por 11 duplas formadas por participantes de sete nacionalidades, em 23 dias de corrida, percorrendo nove países da América Latina. Neste reality, cujo fator surpresa é uma constante, a equipe vencedora receberá um prêmio no valor de US$ 250 mil.
Todos os domingos, às 22h, o Discovery Channel exibirá um capítulo inédito da série, com reprises às quintas-feiras, às 21h. THE AMAZING RACE NO DISCOVERY CHANNEL será conduzida pelo jornalista e correspondente de guerra Harris Whitbeck. (Leia a biografia completa disponível neste press kit)
O Brasil está representado nesta primeira temporada latino-americana da série por duas duplas do estado de São Paulo: o casal Anna Claudia Arestivo Arestivo e Rodrigo Alegro, de São Paulo capital; e os amigos Carlos Emanuel Tavares e Daniel Sidnei Mastroiano, de Araraquara. As duas equipes brasileiras foram selecionadas em meio a milhares de candidatos de toda a América Latina. Além delas, participam da competição representantes da Argentina, Chile, Colômbia, México, Panamá e Venezuela. (Leia mais sobre os participantes no documento com biografias disponível neste press kit)
THE AMAZING RACE NO DISCOVERY CHANNEL foi filmada entre maio e junho de 2009. A corrida percorreu 20 cidades de um total de nove países, de Norte a Sul da região latino-americana, num trajeto de aproximadamente 25 mil quilômetros, passando por praias, montanhas, grandes centros e cidades históricas. Durante os 23 dias de competição, as 11 duplas participantes puseram à prova suas capacidades física, emocional e intelectual para executar as tarefas lançadas pela produção a cada etapa.
Sem conhecer o itinerário da corrida nem os desafios que lhes seriam apresentados, contando com recursos limitados e numa batalha constante contra o relógio, os competidores tiveram de realizar diferentes tarefas que, na maioria dos casos, além de um bom condicionamento físico, exigiram muita determinação, força de vontade, astúcia e criatividade. As provas executadas pelas equipes levaram em conta questões geográficas e históricas, e focaram ainda nos costumes e tradições de cada uma das cidades e países visitados.
Além do esforço físico e mental, os 11 times, todos formados por pessoas próximas entre si (amigos, casais, pais e filhos, irmãos), também testaram os limites de cada relacionamento. Sem poder se comunicar com familiares e amigos durante todo o período de competição (uma das regras do reality) e forçados a tomar decisões rapidamente, sempre juntos, não faltaram momentos de tensão e conflito.
Considerada pelos analistas da indústria da televisão como uma das séries mais populares em seu gênero, “The Amazing Race”, lançada nos Estados Unidos em 2001 e cuja versão americana se encontra em sua 15ª temporada, foi criada por Elise Doganieri e Bertram Van Munster. Até hoje, faturou sete prêmios Primetime Emmy®, seis deles na categoria Outstanding Reality-Competition Program (Reality Mais Notável – Programa de Competição).
“The Amazing Race é um dos projetos mais ambiciosos da história do Discovery Channel em seus 15 anos de América Latina. A maneira pela qual esta competição retrata o poder de superação dos participantes e o que se pode conquistar sob pressão reflete os valores da marca Discovery e ressalta ainda o desejo de nossa empresa de trazer formatos de sucesso ao público da nossa região”, comentou Fernando Medin, diretor-geral da Discovery Networks no Brasil. “Este tipo de programa nos permite uma interação mais próxima com nosso público, que pode acompanhar e torcer por sua dupla favorita, e também se traduz numa excelente oportunidade de negócios para nossos anunciantes e afiliados. Estamos confiantes no sucesso desta primeira temporada 100% latino-americana”, completou.
“The Amazing Race é um dos realities mais reconhecidos e premiados em nível global. Reconhecemos e agradecemos a visão acertada do Discovery em maximizar audiências através da versão ”The Amazing Race no Discovery Channel”, e destacamos a honra que tem sido para nós trabalhar em conjunto com tão prestigioso canal neste emocionante projeto. Sem dúvida, será um grande sucesso”, expressou Henri Ringel, vice-presidente da Disney Media Netwoks Latin America.
THE AMAZING RACE NO DISCOVERY CHANNEL é uma produção da Discovery Networks Latin America/US Hispanic e Disney Media Networks Latin America, com realização da casa produtora argentina RGB Entertainment. Por parte da Disney Media Networks Latin America, Leonardo Aranguibel atuou como produtor executivo da série; Dario Turovelzky e Patrício Rodriguez, ambos da RGB, exerceram as funções de produtor geral e diretor artístico, respectivamente. Michela Giorelli, diretora de produção da Discovery Networks Latin America, supervisionou o projeto por parte do Discovery Channel.
O Discovery Channel é uma marca global dedicada a criar conteúdo de alta qualidade baseado na vida real. Sua missão é informar, entreter e satisfazer a curiosidade de seu público, através de uma programação variada nas áreas de ciência, tecnologia, natureza, história, aventura humana e cultura mundial. Lançado nos Estados Unidos em 1985, e na América Latina, em 1994, o Discovery Channel está presente em mais 170 países. Em 2009, o Discovery Channel comemora seu 15º aniversário na América Latina. Para mais informações, acesse www.discoverybrasil.com