Geraldo Pudim ressalta que a agricultura de precisão pode melhorar a produtividade da lavoura.
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou na quinta-feira (16) proposta que concede o título de "Capital Nacional da Agricultura de Precisão" ao município gaúcho de Não-Me-Toque. O Projeto de Lei 1753/07, do deputado Luis Carlos Heinze (PP-RS), foi aprovado em caráter conclusivo e agora para o Senado.
A agricultura de precisão é uma ferramenta que possibilita a tomada de decisões no momento adequado, "gerando significativos ganhos de produtividade", informa o autor da proposta.
Essa ferramenta trabalha com tecnologias modernas, mediante a utilização de sinais de satélite e softwares para interpretação de dados geoprocessados.
Uso racional e eficiente
Ao recomendar a aprovação, o relator, deputado Geraldo Pudim (PMDB-RJ), ressaltou que só lei federal pode dar a um município o título de capital nacional.
A agricultura de precisão, acrescenta o relator, permite identificar as áreas mais e menos produtivas e sugerir "a implementação de ações que aumentem o uso racional e eficiente dos insumos e sua distribuição mais adequada na lavoura".
Laycer Tomaz
Agencia Câmara