No estabelecimento localizado à Rua Américo Guazelli, 222 – bairro Silveira, em Santo André, onde ocorreu uma explosão no início da tarde desta quinta-feira (24 de setembro), funcionava um bazar e comércio de artigos de época no varejo. O comércio de fogos de artifício em Santo André é regido pela lei municipal 6.633/90 específica (em anexo). Ela determina que a venda do produto deve ser no varejo e permite o comércio por 60 dias, podendo ser prorrogado por mais 30 dias.
Em 7 de maio de 2009 o responsável pelo local entrou com um pedido para venda de fogos de artifício no varejo, seguindo a lei citada acima. No dia 23 de junho a Prefeitura de Santo André comunicou o interessado que este precisava apresentar um novo Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), documento necessário para conseguir o alvará de funcionamento, tendo em vista que o vencimento deste foi em 16 de junho.
Como o requerente não apresentou o novo AVCB, o pedido de funcionamento do comércio de fogos de artifício foi indeferido em 14 de setembro passado, sendo comunicado ao solicitante no dia 16.
Mais informações:
– A explosão aconteceu na Rua Américo Guazelli, 222 – bairro Silveira – Santo André.
– Quatro casas foram destruídas e 30 evacuadas.
– Após a retirada de escombros pela equipe da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (SOSP) e pelo Departamento de Resíduos Sólidos do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), a Defesa Civil da cidade fará uma vistoria no local.
– Até 16h30 desta tarde os números oficiais de mortos e feridos eram:
* duas mortes
* no Centro Hospitalar Municipal (Avenida João Ramalho, 326 – Vila Assunção – Santo André): nove pessoas com escoriações leves nas situações descritas abaixo
. cinco altas
. duas transferências para outros hospitais
. dois pacientes em observação
* no PA Central (Praça IV Centenário, 8 – Centro – Santo André): três pessoas com escoriações leves, que tiveram alta.
– Trabalham no local:
* 70 guardas municipais
* 35 funcionários da Defesa Civil
* 30 funcionários do Semasa
* 20 funcionários do Departamento de Trânsito
* 12 viaturas do Samu.