O Banco do Brasil inicia, dia dois de setembro, campanha publicitária que usará imagens registradas por pessoas comuns e disponíveis em sites de relacionamento: Flickr, Picasa e Photobucket. A nova campanha trata do papel fundamental que o Banco do Brasil desempenhou na crise econômica mundial e na retomada do crescimento nacional. Com o slogan “Faz diferença ter um banco que é do Brasil”, as peças publicitárias falam do orgulho de ser brasileiro e utilizam imagens registradas por amantes anônimos da fotografia.
A estratégia inédita foi desenvolvida pela agência Master Comunicação e visa reforçar os atributos de proximidade e brasilidade presentes na marca Banco do Brasil. “Como o posicionamento do BB é “todo seu”, nada mais coerente que utilizar as redes sociais como canais de comunicação e relacionamento do Banco com seus clientes”, explica Dan Conrado, Diretor de Marketing e Comunicação da Empresa. A campanha será composta por dois filmes de 60”, nove filmetes de 10” e oito peças de mídia impressa. Além de anúncios em revistas, jornais e televisão, ela também ganha os ambientes das agências. Grandes painéis montados com as fotos de cenários brasileiros irão decorar as salas de atendimento.
Para Flavio Waiteman, vice-presidente Nacional da Master, o uso das redes sociais mostra que o Banco do Brasil buscou um canal interativo para gerar negócios e atrair novos clientes. “As redes sociais são cada dia mais populares entre os brasileiros. O Flickr, por exemplo, possui uma postagem de mais de 500 mil imagens e é acessado por um público que interessa ao Banco”, afirmou Waiteman.
Para identificar a campanha, a Master criou uma comunidade no Flickr chamada “Imagens do Brasil” http://www.flickr.com/groups/imagensdobrasil/), que funcionará como banco de imagens. Qualquer interessado pode postar sua foto, se ela for escolhida para ilustrar algum anúncio, o BB pagará os direitos autorais para o fotógrafo.
As imagens selecionadas para as peças publicitárias serão identificadas com um ícone – uma máquina fotográfica estilizada com a bandeira do Brasil. Cada vez que o símbolo aparecer significará que a foto foi retirada de um dos sites de compartilhamento de imagens. Além do ícone, no anúncio constará ainda o crédito para o fotógrafo e o endereço online de onde a foto poderá ser encontrada.
“A característica da internet é a interatividade. O BB aproveita essa tendência da comunicação mundial para se aproximar dos seus clientes e reforçar os atributos de brasilidade e identidade evocados por sua marca”, conclui Waiteman.