A Caixa Econômica Federal comemora hoje (13) três anos do momento em que assumiu o controle completo e a inteligência da rede de loterias federais, antes realizado por empresa externa. O novo modelo permitiu que a CAIXA pudesse aumentar o número de lotéricas no País, promovendo, a partir de 2008, licitações para a abertura de 2 mil novas lotéricas e ampliando de 3.500 para 4.500 a quantidade de municípios assistidos. Fruto dessas licitações, 760 lotéricas já foram inauguradas, somando-se as 9 mil existentes. Até 2010 a rede funcionará com 11 mil unidades, como parte de um programa para ampliar e aprimorar o atendimento à população.
Com a mudança, as lotéricas passaram a funcionar com equipamentos multifuncionais capazes de realizar todas as operações lotéricas e transações financeiras com mais velocidade em um único equipamento. Há 3 anos, 22 mil equipamentos lotéricos atendiam a população. Nesta semana foi instalado o ponto de rede número 30.000, em nova lotérica a ser inaugurada em breve.
Neste mês aconteceu o dia de maior movimento na historia das loterias. Foi em 10 de agosto, com mais de 31 milhões de transações, sendo também alcançado nesse mesmo dia o recorde de 1.217 transações por segundo processadas no sistema central de processamento lotérico. No primeiro semestre de 2009 foram realizadas 3,1 bilhões de transações, um acréscimo de 13% em relação ao mesmo período do ano anterior, em que foram realizadas 2,8 bilhões de transações, entre jogos e outras operações*.
Todos esses números demonstram a solidez do projeto implementado e o sucesso alcançado nesse empreendimento ímpar e inovador construído, lastro consistente e seguro para a operação do negócio loterias na Caixa e para prestar cada vez mais e melhor atendimento a todos os seus clientes.
* Serviços prestados nas casas lotéricas:
– Saques de correntistas da CAIXA e BB
– Depósitos de correntistas da CAIXA
– Consulta de saldo de correntistas da CAIXA e BB
– Saque de FGTS com cartão do cidadão
– Recolhimento de FGTS
– Pagamento de benefícios sociais (INSS, PIS/Abono Salarial, Seguro-Desemprego, Bolsa-Família, etc.), com o cartão magnético
– Recebimento de contas de concessionárias de serviços públicos (no caso de contas atrasadas: somente com orientação de cálculo no boleto ou com cobrança de multa na fatura seguinte)
– Venda de créditos para telefones pré-pagos
– Recebimento de bloquetos de cobrança da CAIXA e de outros bancos
cruz.br. O Sala de Convidados é apresentado por Renato Farias.