Antes de acabar a primeira semana de inscrições, o número de estudantes que se inscreveram para participar do novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é de quase 1 milhão. Desde o início das inscrições, na segunda-feira (15), até as 17h30 de hoje (19), já foram feitas 924 mil inscrições. O prazo termina dia 17 de julho.
Neste ano, o exame servirá como forma de ingresso em pelo menos 40 das 55 universidades federais, substituindo total ou parcialmente o processo seletivo dessas instituições. As inscrições do Enem são feitas exclusivamente pela internet. A expectativa do Ministério da Educação (MEC) é chegar a 7 milhões de participantes.
Segundo o Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela prova, o sistema de inscrições recebeu acessos de 64 países, incluindo Vietnã, Arábia Saudita, África do Sul, Índia, Grécia e Cuba.
São Paulo foi o estado que registrou, até agora, o maior número de inscritos (193 mil), seguido de Minas Gerais (89 mil), da Bahia (81 mil), do Rio de Janeiro (73 mil) e de Pernambuco (58 mil)
Os alunos de escolas públicas estão isentos da taxa de inscrição. Já os que estudam na rede privada devem imprimir o boleto e pagar a taxa de R$ 35 em qualquer agência bancária. O Enem 2009 será aplicado em 1.619 municípios nos dias 3 e 4 de outubro, às 13h, com 180 questões de múltipla escolha.
Mais informações podem ser obtidas no site do Inep.
Amanda Cieglinski
Repórter da Agência Brasil