Dados da Equifax, líder mundial em informação e inteligência para decisão e gestão empresarial, mostram que no mês de setembro foi registrado um volume de 18.244 títulos protestados emitidos por pessoas jurídicas na região Norte. Uma queda de 2,26% em relação a agosto de 2009 e um aumento de 3,88% se comparado a setembro de 2008.
A mesma análise, levando-se em conta o número de dias úteis de cada mês, mostra que o volume de protestos por dia útil, em setembro, foi 2,26% inferior ao registrado no mês de agosto e 8,82% superior ao registrado no mesmo mês do ano passado.
O gráfico abaixo, pela média dos últimos anos, demonstra que, desde janeiro de 2000 vem ocorrendo um aumento contínuo, porém moderado, do volume de protesto pessoa jurídico. Este aumento se deve à expansão do volume de crédito e às dificuldades enfrentadas pelos produtores de commodities agrícolas e minerais na região Norte.
A recuperação dos preços desses produtos a partir de 2010 indica uma melhora na situação financeira das empresas da região, fator que pode reverter a tendência da curva de protestos.