Suellen, Elisangela, Helena, Valeria, Silvane, Marizilda, Valdirene, Elizandra, Raquel, Valeria, Ana Lucia, Matilde, Kelly, Claudia, Marinês, Tassia, Lucineide e Aline. Jovens mulheres, com idade entre 15 e 38 anos, e com algo em comum de extrema importância em suas vidas: todas elas deram à luz na Maternidade do Hospital Municipal de Ji-Paraná (HM) no mesmo dia, da zero hora à meia-noite desta última terça-feira, 27 de outubro. Um número recorde de partos para uma maternidade com média de quatro a seis partos/dia.
Foram ao todo 18 partos, sendo 11 cesárias e 7 partos normais. Destes, 11 meninos e 7 meninas. E para quem acredita em numerologia, mais uma coincidência: das 18 mamães que pariram na terça-feira, 11 são de Ji-Paraná e 7 são de outros municípios, sendo duas de Alvorada do Oeste, duas de Urupá e três de Presidente Médici.
“Foi um verdadeiro ‘Deus nos acuda’ nessa maternidade hoje”, lembrou, entre risos e um semblante de cansaço, a enfermeira Katia Holanda. Leitos tiveram que ser desmontados de outras alas do hospital e montados na Maternidade; enfermeiras e médicos tiveram que dobrar o plantão; a Farmácia teve que repor o estoque de medicamentos; enfim, todo o trabalho triplicou.
Apesar do “corre-corre”, não se ouviu, pelos corredores, entre os murmúrios causados pelas dores pré-parto, nenhuma reclamação quanto ao atendimento. Pelo contrário, Tassia Camila Teixeira, 19 anos, moradora no bairro Nova Brasília, fez questão de elogiar a Maternidade. “Correu tudo bem, desde a hora que chequei aqui até agora.”, disse a mãe de Isaque.
E Tassia fala com propriedade. Apesar da pouca idade, já é mãe pela segunda vez. Iasmim, a primeira filha de Tassia, veio ao mundo na Maternidade há dois anos. “Tudo aqui mudou muito, e mudou para melhor”, enfatizou Tassia.
A mãe de Isaque disse que todo o pré-natal desta última gravidez foi feito pela enfermeira Suely Arantes, da Unidade Básica de Saúde BNH.
Com o casal, Tassia explicou que ela e o marido já decidiram: ele vai fazer vasectomia para evitar mais filhos. “A gente quer só dois filhos. Tivemos o casal e agora é cuidar de cuidar deles e educar”, finalizou ela.