Em 28/03/09 o portal Transparência Brasil atualizou e disponibilizou relatório sobre a atuação dos deputados federais com relação às matérias apresentadas para análise e aprovação da casa.
As matérias legislativas são classificadas pela Transparência Brasil em diversas categorias temáticas. Tais categorias, por sua vez, são divididas em duas classes: com impacto e com pouco ou nenhum impacto.
As categorias com baixo impacto são: Homenagens a pessoas e instituições; Batismos de logradouros, salas etc.; Simbologia; Cidades-símbolo, Cidades-irmãs; Pedidos de convocação de sessões solenes e especiais; e Datas comemorativas.
Classificar um projeto como dotado de impacto não significa julgá-lo meritório, mas apenas que, se aprovado, teria conseqüências concretas sobre a comunidade.
Na classificação de quantidade de matérias apresentadas, entre os deputados federais de Rondônia, Natan Donadon e Lindomar Garçon ocupam a pior classificação com a elaboração de apenas 1 matéria de impacto cada um.
A Deputada Marinha Raupp ocupa a terceira pior classificação com apenas 2 matérias e nenhuma aprovação e o Deputado Anselmo de Jesus é o quarto pior com apenas 3 matérias.
Segundo o portal, dos quatro Deputados que protocolaram um número mais expressivo de projetos com impacto, Ernandes Amorim (10), Mauro Nazif(13), Moreira Mendes(27) e Eduardo Valverde(45), apenas Mauro Nazif conseguiu a aprovação de duas matérias:
Justiça/Códigos
PL-931/2007 – Aprovado
“Acrescenta parágrafo ao Art. 1º do Decreto-Lei nº 201, de 27 de fevereiro de 1967, para definir crimes de responsabilidade de Secretários Municipais.”
Miscelânea
PL-1890/2007 – Aprovado
Acrescenta dispositivo à Lei n° 8.662, de 7 de junho de 1993, para dispor sobre a duração do trabalho do Assistente Social. Explicação: Fixa a duração do trabalho em trinta horas semanais.