O Ídolos da Rede Record chega a sua segunda temporada e, como no ano passado, será produzido pela FremantleMedia em parceria com a emissora. A estréia mostra que os jurados do programa viajam pelas principais cidades do país para ouvir milhares de candidatos, que serão submetidos a uma única e dificílima avaliação: cantar à capela, em frente aos jurados e só com a sua voz impressionar a bancada de Ídolos. A equipe fica aproximadamente uma semana cada cidade e só os melhores são classificados para o Teatro. Nesta temporada, o programa reuniu cerca de 37.100 inscritos para as audições nas cidades visitadas.
Os candidatos de todo país ao Ídolos da Rede Record, que conseguiram classificação na primeira fase, apresentam-se pela primeira vez em um palco e serão avaliados novamente pelo trio de jurados. Neste ano, o Teatro está mais difícil, longo e com provas inéditas. Apenas 24 candidatos (12 homens e 12 mulheres) sobrevivem.
A partir desta fase, o público terá participação fundamental no Ídolos da Rede Record, pois os jurados avaliam os cantores, mas o telespectador é quem decide quem continuará na competição. Os 24 serão divididos em um grupo formado por homens e outro por mulheres. Na primeira semana, as mulheres se apresentam e o público escolhe apenas as seis melhores para continuar na disputa. Na semana seguinte, o mesmo processo ocorre com os homens, e apenas seis ficam para a próxima fase.
Durante dez semanas do Ídolos da Rede Record, os 12 candidatos ficarão confinados e terão que mostrar o seu talento em diferentes estilos. Além disso, eles deverão conquistar acima de tudo a empatia do telespectador para receber o seu voto e permanecer na competição.
No Ídolos da Rede Record, os dois melhores candidatos através da escolha do público se enfrentarão, e o Brasil conhecerá seu mais novo Ídolo, que terá garantido um contrato com uma reconhecida gravadora para o lançamento de seu primeiro álbum profissional e o apoio de um empresário para a construção de sua nova carreira.
Os dados de audiência mencionados na Sala de Imprensa da Record referem-se ao Ibope MW GSP dados domiciliares (Os índices apresentados são números consolidados, destacando o patamar de audiência sem casa decimal).