O destino de muitos jornais, fios de eletricidade, jeans velhos, garrafas pets e de vidro, entre outros materiais, geralmente acaba sendo o lixo, vias públicas, córregos ou mananciais. Felizmente, essa trajetória tem sido alterada por artesãos que estão transformando lixo em arte e fonte de renda. Muitos deles estarão na Mega Artesanal 2009, maior feira de produtos de arte e técnicas de artesanato do país, que acontecerá de 30 de junho a 5 de julho no Centro de Exposições Imigrantes em São Paulo.
Criatividade é o que não falta. Eles confeccionam bijuterias, bolsas, chapéus, pratos, artigos de decoração e mais uma infinidade de produtos com material reciclado que poderia levar até cem anos para se decompor na natureza, como é o caso do plástico, ou, no caso do vidro, que leva até 4 mil anos e do alumínio, que nunca se decompõe.
Para Loli Colpa, a importância maior não é só salvar o ambiente em curto prazo, “Quando desenvolvo uma peça estou pensando inclusive para daqui muitos anos, afinal muitas vezes bijuterias antigas acabam sendo descartadas na natureza e por serem feitas de plástico levam anos para se decomporem. Eu faço de papel, que se decompõe mais rapidamente”, enfatiza a artesã que cria sua peças de bijuterias com papel, fios de eletricidade, embalagem de xampu e latinhas de alumínio.
Outros artistas com essa mesma consciência ecológica também participarão da Mega Artesanal 2009, como a Eco Bag que produz sacolas de tecido. Já as garrafas de vidro viram luminárias, quadros, vasos e outros artigos nas mãos do artesão Theo Giardullo e as de plástico se transformam em tapetes, bolsas, chapéus, cintos, mochilas e mais diversas coisas com a Carimbolando Art, que além da venda desses produtos também oferecerá cursos para que os interessados aprendam essa arte.
A Fábrica da Comunidade também estará na Mega Artesanal 2009 e mostrará a importância de ensinar pessoas carentes a terem uma profissão, com materiais que muitas vezes estão dentro de casa e seriam jogados fora, como é o caso do puff feito com garrafas pet e das mesas e cadeiras com madeira reutilizada.
A Espaço Arte e Reciclagem também estará na Mega Artesanal expondo suas bijuterias e kits, e atuando como parceira da WR São Paulo, organizadora do evento, na promoção do “1º Concurso Arte Consciente”. Com o tema “Sons do Brasil”, o concurso elegerá o trabalho mais criativo. Os vencedores serão conhecidos no evento e as obras serão levadas para Nova Iorque e expostas na maior feira internacional de presentes e artesanatos, a New York International Gift Fair (NYIGF) que se realizará de 15 a 20 de agosto de 2009.
A indústria também vem se preocupando com a preservação, como é o caso da Byocleaner que só desenvolve tintas, solventes e removedores que não agridam ao meio ambiente e também estará na Mega Artesanal 2009.
Mega Artesanal 2009
Data: 30 de junho (dia do lojista)
De 01 a 5 de julho (aberto ao público em geral)
Local: Centro de Exposições Imigrantes – São Paulo / SP