[singlepic id=232 w=320 h=240 float=left]Pesquisa do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), ainda em fase de desenvolvimento, revela que os jovens brasileiros têm medo da hora do recreio. Isso porque, de acordo com alunos de escolas públicas, o recreio deixou de ser um momento de lazer e deu espaço à violência, intimidação e o mais conhecido: bullyng.
O PNUD elabora periodicamente o Relatório de Desenvolvimento Humano internacional, que registra o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos diversos países. Além do Relatório internacional, os escritórios do PNUD localizados em cada país podem produzir também relatórios nacionais, que discutam temas relevantes para o desenvolvimento humano daquela nação. No Brasil, foram elaborados até hoje apenas três Relatórios de Desenvolvimento Humano nacionais: 1996 (Desenvolvimento Humano no Brasil), 2000 (Atlas de Desenvolvimento Humano) e 2005 (Racismo, Pobreza e Violência). No entanto, em outros países, vários relatórios nacionais já foram produzidos.
Nesse contexto, o PNUD Brasil está desenvolvendo um novo Relatório de Desenvolvimento Humano nacional, almejando contribuir de forma mais efetiva para o desenvolvimento humano no país. Para alcançar esse objetivo, algumas inovações no processo de elaboração do Relatório foram propostas.
Ao mencionar-se a elaboração de um Relatório de Desenvolvimento Humano, a primeira impressão pode ser de que se trata de mais um documento. No entanto, é importante enfatizar que o foco aqui não é apenas a elaboração de um documento final, mas sim em todo um processo de participação social e de construção de parcerias com foco na superação de desafios para o desenvolvimento humano no país.
A primeira inovação está na forma de definição do tema para o relatório. Como parte desse processo, o PNUD promove consultas à população em geral para definição do tema a ser desenvolvido pelo relatório, de forma a fomentar um processo participativo e também buscando um documento final que esteja mais próximo às necessidades da população em geral.
Esse é o objetivo da campanha Brasil Ponto a Ponto: ouvir toda a população, para entender o que precisa ser mudado no Brasil para melhorar a vida das pessoas.
Todos os brasileiros podem participar registrando a sua opinião, em texto ou vídeo, no site www.brasilpontoaponto.org.br.
Datas: a campanha Brasil Ponto a Ponto ficará aberta para participação da população até 15 de abril de 2009. Em maio, o PNUD lançará um documento com os resultados desse processo de consulta pública.
Fonte Amélia Whitaker
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