São comuns os amantes de atividades físicas donos de cães fazerem do animal um companheiro de treinamento. O condicionamento físico traz benefícios para o homem e para os bichos, mas além da própria hidratação, deve-se cuidar da reposição de líquidos e sais minerais dos pets.
Uma visita rápida a parques e áreas de lazer em qualquer cidade do Brasil revela que a prática de atividades físicas muitas vezes tem um companheiro fiel: o cachorro. Puxados pela guia, no passo firme ou na corrida, os animais não medem esforços para acompanhar o desempenho do dono atleta. A língua para fora e os sinais aparentes de cansaço e calor são recompensados com os três Cs: casa, cama e comida. Mas será que é só disso que o animal precisa? E como fica a reposição de líquidos e sais minerais que os donos e seus cães perdem na hora da malhação?
O consumo de eletrólitos pelos animais
Os animais, principalmente os que têm donos atletas – e são atletas por consequência -, também precisam de uma hidratação especial. O equilíbrio hidroeletrolítico é indispensável para o funcionamento do organismo do cão.
A médica veterinária Isabella Vincoletto, do laboratório Vetnil, alerta que além da água, que deve ser fresca e estar limpa, à disposição do cachorro, é importante fornecer um composto contendo sais eletrolíticos em situações de maior intensidade de exercício realizado. A simples administração de água fresca e limpa, não recupera o animal atleta por completo, pois é um líquido carente em potássio, sódio, magnésio e cloro, elementos importantes para o equilíbrio do organismo do animal. Também é importante um composto que contenha uma fonte energética, como por exemplo, a maltodextrina, que favorece a recuperação energética gradual do animal.
No verão os cuidados devem ser redobrados, porque os cães que praticam esporte tendem a ter um desequilíbrio hidro-eletrolítico, devido aos sais perdidos. Precisam, portanto, de um aporte maior de sais minerais e água devido à alta produção de calor corporal e perda de eletrólitos e água.
Os filhotes devem ser poupados de exercícios prolongados, pois uma desidratação pode levá-los à morte com maior facilidade. Outras situações, como o transporte e o estresse também merecem atenção. Todos estes fatores podem causar um desequilíbrio nas concentrações de sais minerais no organismo acarretando em desordens gerais nas mais variadas funções dos órgãos.
Eletrolítico pet – o repositor de eletrólitos do cachorro
A exemplo dos produtos disponíveis para os atletas, a medicina veterinária também disponibiliza repositores de eletrólitos para os animais atletas. O Eletrolítico pet, com composição reidratante totalmente equilibrada, é indicado para reposição oral rápida de eletrólitos perdidos. O Eletrolítico pet é específico para pequenos animais e tem alta concentração de potássio, além de possuir glicose polimerizada (maltodextrina), que não irrita o trato gastrointestinal ao passo que fornece energia ao mesmo tempo.
O produto auxilia de forma eficaz na restauração do organismo dos pets, promovendo a recuperação após exercício físico ou processos de desidratação em caninos, felinos, mustelídeos, aves, roedores e répteis. Além da fácil assimilação, o suplemento é um reforço energético para os bichos.