Tv Cultura – A edição desta sexta-feira (25/9) do programa Provocações, comandado por Antônio Abujamra na TV Cultura, promete esquentar com a presença do cantor e vereador de São Paulo Agnaldo Timóteo. Com gosto de muita polêmica, a entrevista vai ao ar a partir das 22h10. Entre uma provocação e outra, Timóteo justifica a enorme votação que teve no início da carreira política: “Fui demagogo, mentiroso, fiz promessas ingênuas. O povo gosta de ouvir lero-lero”. Ele também conta como sua popularidade caiu quando passou a utilizar o discurso “da verdade”.
O universo da música também não escapa das alfinetadas do cantor: “Se eu gravo Negue seu amor… é cafona. Se a Bethânia grava é elite. João Gilberto é um chato de galocha, mas é o João Gilberto, fazer o quê?”
E as polêmicas não param por aí. Abujamra questiona por que trocar uma carreira que rende dinheiro – a da música – por outra que até hoje não lhe dá quase nada. Em outro momento, eles ainda debatem suas posições políticas: “Falar que Cuba é bom é provocação”, afirma Timóteo. O confronto entre os dois chega ao ponto de o apresentador pedir: “Não vamos transformar provocação em coisas de neurose absoluta nossa”.
Há 28 anos Agnaldo Timóteo era um cantor de grande sucesso popular e, apoiado por Leonel Brizola, elegeu-se deputado federal com uma das maiores votações do país. Em 2004, tornou-se vereador de São Paulo com um número bem menor de votos.