Mulher, o que a dieta tem a ver com a poupança? “Muita coisa”, dizem os empreendedores do Minhas Economias, Marcelo Kimura, Paulo Sain e Décio Kimura. “Poupar é tão difícil quanto fazer dieta. Se fosse possível fazer uma estatística sobre qual a principal promessa feita pelas pessoas no domingo à noite, provavelmente seria vencedora a famosa ‘amanhã começo a dieta sem falta’. E a dieta também está sempre no topo da lista de objetivos e resoluções de Ano Novo.” Segundo eles, tanto no caso da dieta, como no da poupança, fazer é bem mais difícil que prometer. “Estamos sempre adiando estas atividades, sempre deixando para a próxima segunda-feira, para o próximo mês, próximo ano… E quando finalmente conseguimos começar, sempre aparece algo que é ‘muito mais forte que nós’, que nos impede de continuar”, explicam. Mas esse deixar para lá traz consequências nem sempre agradáveis para o futuro e mesmo para o presente
“Parece que o mundo inteiro conspira contra a dieta e a poupança”, enfatiza Marcelo Kimura. Mas, e o que fazer para mudar essa situação? Marcelo afirma que em primeiro lugar o importante é perceber este tipo de comportamento. “Este é o primeiro passo para tentar mudá-lo”, confirma. “A partir daí, é preciso muita disciplina e força de vontade para manter a poupança (ou a dieta). Se você acha que não vai conseguir sozinho, procure ajuda. Pode ser da sua família, de algum amigo ou amiga próxima, ou mesmo um profissional. O importante é começar.”
O empreendedor afirma que se for possível, deve-se organizar um grupo com pessoas que tenham o mesmo objetivo, onde todos possam trocar ideias e se apoiar mutuamente. “O grupo pode ser até virtual. A internet e as redes sociais estão aí para facilitar essa atividade”, reafirma. “O objetivo de poupar deve ser encarado como um desafio pessoal. É como se você estivesse em uma competição esportiva, ou em um jogo de futebol: busque sempre a vitória. Não que seja o sacrifício total de sua vida com o objetivo de poupar. Mas, somos seres humanos, e como tais, um pouco de competição e pressão na medida certa são excelentes motivadores. Nunca é tarde para começar a poupar . mas quanto antes melhor.”
Eles afirmam ainda que para começar a poupar é preciso saber onde os recursos financeiros são gastos. Para isso é preciso fazer o controle das finanças pessoais, para saber exatamente onde está sendo gasto o dinheiro e como é possível cortar o que não é necessário para começar a poupar. “O Minhas Economias (www.minhaseconomias.com.br) tem essa função. A ferramenta tem várias usabilidades que facilitam o controle das finanças, de forma gratuita e na web, o que facilita o cadastro, pois a pessoa só depende de um acesso a internet para entrar na sua conta”, explica Marcelo.
Efeito dos juros compostos
Para ajudar a tomar essa decisão, os empreendedores mostram uma forte motivação para começar a poupar hoje. “O “milagre” dos juros compostos pode dar o empurrão final que faltava. Basicamente, um valor poupado e investido hoje vai rendendo juros à medida que o tempo passa. E os juros futuros incidem não só sobre o valor poupado, mas também sobre os juros já ganhos. É o famoso “juros sobre juros”. Mas isto só tem um grande efeito se você mantiver uma poupança rendendo durante um longo prazo”, afirma Paulo Sain. No blog do Minhas Economias – blog.minhaseconomias.com.br, é possível acompanhar como os juros compostos agem sobre dois casos de poupadores em fases diferentes.
Sobre o Minhas Economias
O objetivo do Minhas Economias é contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas através de conteúdos e ferramentas de educação financeira. Para isso, disponibiliza um Blog com dicas práticas de como economizar mais para viver melhor e também um sistema para controlar as finanças. O site é totalmente gratuito e seguro e o cadastro não exige informações que possam identificar o usuário como nome, CPF ou dados bancários.
Controlar os gastos não é uma tarefa agradável, mas o Minhas Economias procura facilitar a vida das pessoas com diversas funcionalidades. O usuário pode importar extratos bancários ou planilhas eletrônicas de despesas e analisar suas finanças através de gráficos e relatórios. Para auxiliar os usuários iniciantes, o site também disponibiliza um FAQ e um tutorial com vídeos explicativos. Para conhecer mais, acesse www.minhaseconomias.com.br e blog.minhaseconomias.com.br. O Minhas Economias também pode ser encontrado no Twitter. Basta acessar http://twitter.com/minhaseconomias.