O Rio de Janeiro é a sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. O Rio foi escolhido hoje – sexta-feira, dia 2 de outubro. O anúncio foi feito pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) às 18h30 (13h30 horário de Brasília), no Centro de Convenções Bella Center, em Copenhague, na Dinamarca. O Rio de Janeiro é a primeira cidade da América do Sul a receber a maior competição esportiva do planeta.
Esta é a primeira vez que uma cidade brasileira chega à fase final e a disputa foi contra Chicago (Estados Unidos), Madri (Espanha) e Tóquio (Japão). Representantes do Comitê Rio 2016, dos três níveis de governo (Federal, Estadual e Municipal), das Confederações nacionais e atletas estiveram unidos na capital dinamarquesa para defender as propostas da candidatura na reta final da campanha.
Na equipe de apresentação do Brasil esta manhã em Copenhague, estiveram o presidente Luiz Inácio Lula da Silva; o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles; o membro decano do COI e ex-presidente da Fifa, João Havelange; o governador Sérgio Cabral; o prefeito Eduardo Paes; o presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman; o secretário geral Rio 2016, Carlos Roberto Osório e a iatista Isabel Swan (bronze em Pequim 2008).
Cada candidatura teve uma delegação de 60 integrantes que assistiu apenas a apresentação de sua cidade. A delegação do Rio de Janeiro reafirmou aos integrantes do COI o total apoio e garantias institucionais apresentadas ao longo da candidatura.
COB