No próximo dia 10, a Organização Não-Governamental Horizontes, entidade titulada com OSCIP que visa promover a geração de trabalho e renda por meio da educação, completa 5 anos de fundação com um saldo altamente positivo. Nesse curto período de vida, 20 mil dos 50 mil alunos certificados em seus cursos de qualificação profissional conseguiram emprego – na maioria das vezes, o primeiro emprego. Isso significa uma taxa de eficiência que chega a 40%.
Essa alta taxa de colocação de ex-alunos no mercado de trabalho é fruto direto da gestão profissionalizada da Horizontes. “Este é nosso maior diferencial. Nossa gestão é auditada anualmente pela multinacional suíça SGS, com base na norma NGO Benchmarking. No Brasil, apenas cinco entidades possuem esta certificação. Isso nos confere credibilidade junto a nossos investidores sociais”, afirma Marcelo Rocha, presidente e um dos fundadores da Horizontes.
“Desde a fundação, decidimos que a Horizontes teria uma gestão profissional e fomos buscar colaboradores com forte orientação a resultados. E resultados, para nós, são projetos executados com qualidade, prestação de contas clara e respeito pelos recursos dos nossos investidores, pelos profissionais e pelo público beneficiário de nossas ações. Diante das eternas denúncias envolvendo ONGs que malversam o dinheiro público, sempre tivemos muito claro que só com transparência e adotando boas práticas em governança corporativa poderíamos obter a confiança dos investidores sociais”, conclui Marcelo Rocha.
A Horizontes é uma entidade sem fins lucrativos totalmente focada na educação e na qualificação profissional como forma de geração de emprego e renda. Fundada em São Paulo, a ONG também atua fortemente no Mato Grosso e em Santa Catarina. Desde 2004, a Horizontes realizou um total de 80 projetos sociais, em 80 municípios paulistas, catarinenses e mato-grossenses. Dentre os projetos em curso atualmente estão a qualificação profissional de centenas de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa; programas voltados à elevação de escolaridade concomitante aos cursos de qualificação profissional; e outras ações de educação ambiental, com foco em programas de eficiência energética para comunidades de baixa renda junto a distribuidoras de energia elétrica.
Entre os atuais financiadores e parceiros da Horizontes estão empresas, diretamente ou por meio de seus braços sociais, universidades e entes dos três níveis de governo.