As principais tecnologias Flash de Código Aberto (Open Source) estão agora disponíveis para criação de players de mídia e layout de texto. A Adobe Systems Incorporated (Nasdaq:ADBE) anuncia duas novas iniciativas de código aberto (open source) da Plataforma Adobe® Flash® para desenvolvedores, empresas de mídia e publicadores de conteúdo. O Framework de Mídia Open Source (Open Source Media Framework – OSMF), parte do projeto anteriormente conhecido pelo nome código Strobe, permite aos desenvolvedores construírem de forma rápida e fácil players de mídia ricos em recursos, otimizados para a Plataforma Adobe Flash. O Framework de Layout de Texto (Text Layout Framework – TLF) permitirá aos desensvolvedores trazerem recursos de tipografia sofisticada para aplicações Web. Tanto a OSMF quanto a TLF estão agora disponíveis gratuitamente como software open source, ajudando os proprietários de conteúdo a ampliarem suas iniciativas de mídia online, na criação de novas oportunidades de negócios e estratégias de monetização para publicação na Web.
Estabelecendo um padrão aberto para desenvolvimento de players de mìdia
O OSMF é a parte open source do projeto Strobe que permite players de mídia fáceis de programar, otimizados para a Plataforma Adobe Flash.
A arquitetura flexível do OSMF permite aos desenvolvedores criarem facilmente experiências únicas de execução de mídia que podem tirar proveito de plug-ins para publicidade, relatórios de estatísticas de uso e entrega de conteúdo, juntamente com recursos padrão de tocadores de vídeo, como controles de execução, navegação em vídeo, buffer de memória e Streaming Dinâmico (Dynamic Streaming). O OSMF oferece funcionalidades padrão com plug-ins de terceiros, para que os provedores de conteúdo tenham a flexibilidade de adaptar estratégias de monetização para conteúdo específico e para as necessidades de suas audiências.
A OSMF inclui uma API para que parceiros construam plug-ins para serviços de valor agregado. A OSMF irá permitir maior inovação em experiências de utilização de mídia pela Web, ao possibilitar aos parceiros experimentarem facilmente novos serviços para provedores de conteúdo, o que abrange entrega de conteúdo, apresentação e monetização.
O código fonte e os componentes de software conectáveis da OSMF estão disponíveis imediatamente sob a Licença Pública Mozilla e disponíveis em http://www.OpenSourceMediaFramework.com/.
Adobe e Akamai colaboram no Open Video Player
A Akamai uniu-se à Adobe para impulsionar o setor em direção a um padrão amplamente adotado e consistente para players de mídia com suporte para as tecnologias da Plataforma Adobe Flash. A Akamai e a Adobe estão colaborando na iniciativa Open Video Player, previamente fundada pela Akamai, e no lançamento das tecnologias OSMF. O objetivo é garantir um framework consistente para desenvolvimento de tocadores de mídia que permita a desenvolvedores, publicadores, proprietários de conteúdo, corporações e outros construírem de forma mais rápida e fácil novos tocadores de vídeo que criem e sustentem novos modelos de negócios. Ao oferecer todos os componentes para o desenvolvimento de tocadores de mídia, essas iniciativas conjuntas ajudarão a fortalecer a mudança no setor em direção a padrões abertos.
Framework de layout de texto baseada na famosa tecnologia para publicações da Adobe
A TLF vai além do que é possível para layout de texto na Web utilizando as atuais tecnologias de HTML e CSS, com suporte para linguagens complexas, texto bidirecional, multi-colunas e outros recursos e controles tipográficos avançados. A TLF é uma biblioteca expansível ActionScript® construída sobre o sistema de texto do software Adobe Flash Player 10 e Adobe® AIR® 1.5. O código fonte e a biblioteca de componente para a TLF estão disponíveis como código aberto sem custo sob a Licença Pública Mozilla em http://opensource.adobe.com/wiki/display/tlf/.
Exemplos da TLF em ação:
The New York Times TimesReader 2.0 e The Boston Globe’s GlobeReader -Baseados no Adobe AIR, o TimesReader 2.0 e o GlobeReader aproveitam as capacidades de fluxo de texto, múltiplas colunas e tipografia de alto nível da TLF.
Acrobat.com Presentations – Um novo serviço da Adobe que oferece às pessoas uma forma melhor de criar, editar e compartilhar apresentações online. Construído sobre a Plataforma Adobe Flash, o Acrobat.com Presentations tem a aparência e o funcionamento de um programa de apresentações no micro, mas funciona dentro do browser. A TLF de código aberto é usada para todos os objetos de texto nos slides.
Makebook – o serviço makebook utiliza amplamente a TLF para funcionalidades como fluxos de texto em múltiplas colunas e contornar texto automaticamente em torno de imagens online, para oferecer uma rede de autoria criativa online que torna fácil para os usuários escreverem, compartilharem os trabalhos com a família e os amigos, e depois publicar online no mundo inteiro.
Citações
Dave McAllister, diretor de padrões e código aberto da Adobe Systems
“A Adobe está comprometida em oferecer as tecnologias centrais da Plataforma Flash para a comunidade como código aberto”, diz Dave McAllister, diretor de padrões e código aberto da Adobe. “Ao lançar a OSMF e a TLF como código aberto, estamos ajudando a facilitar a criação e compartilhamento das melhores práticas para desenvolvimento de tocadores de mídia e aplicações Web baseadas em texto rico. Acreditamos que estas ações irão fortalecer o setor e possibilitar uma nova geração de experiências em aplicações Web, conteúdo e vídeo”.
Tim Napoleon, Diretor Estrategista de Mídia Digital da Akamai
“A OSMF complementa e consolida a iniciativa Open Video Player da Akamai”, diz Tim Napoleon, Diretor Estrategista de Mídia Digital da Akamai. “A OSMF utiliza código do Open Video Player da Akamai e o conhecimento e capacidade da Adobe para apoiar as companhias de mídia e publicadores na redefinição dos padrões para experiências de utilização de vídeo online, que estão apoiadas em fluxos de trabalho baseados em padrões”.
Mark Stanley, fundador da makebook
“APIs que são padrão na TLF de código aberto da Adobe nos deram um impulso inicial, quando aproveitamos os componentes de alto nível para o site makebook.com”, diz Mark Stanley, fundador do makebook. “Com o TLF podemos oferecer mais facilmente a nossos clientes os recursos de tipografia de alta qualidade e o controle de layout de texto de que eles necessitam para projetos de publicação”.
Mídia
Para mais informações sobre as iniciativas abertas da Adobe, assista ao vídeo “Open at Adobe” na Adobe TV.
Plataforma Adobe Flash
A Plataforma Adobe Flash é um sistema completo de ferramentas, estruturas, clientes e servidores integrados para o desenvolvimento de aplicações, conteúdo e vídeo para a Web que funcionam consistentemente em todos os principais sistemas operacionais e dispositivos. O conteúdo para Adobe Flash Player alcança 98% dos desktops conectados à Internet, e a tecnologia Adobe Flash é a plataforma Nº 1 para vídeo na Web. Grandes emissoras e companhias de mídia como Disney.com, MLB.com e DIRECTV já estão utilizando a Plataforma Adobe Flash para entregar vídeo na Web e a plataforma possibilita sites de redes sociais YouTube e MySpace.