A Polícia Militar realiza no Litoral do Paraná a Operação “Patrulha do Sossego” durante o feriado da Padroeira. A ação inclui vistorias diárias em estabelecimentos comerciais como bares e restaurantes, inclusive com a medição do nível de ruído. As visitas, realizadas entre as duas horas da tarde e duas da madrugada, devem minimizar ocorrências de perturbação do sossego público provocadas pelo som alto em estabelecimentos comerciais, residências e veículos.
A Operação é realizada pelo 9.º Batalhão da PM, responsável pelo policialmento no Litoral paranaense, em parceria com o Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb). Segundo o major Flávio José Correia, comandante do 9.º BPM, foi iniciada na sexta-feira (9). “O mais importante é garantir a tranquilidade àqueles que querem aproveitar o feriado para descansar”, diz.
Os decibelímetros, aparelhos utilizados para medir a intensidade do som, são uma das ferramentas da Operação. O som em veículos será verificado nas principais avenidas das praias de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná.
“A partir das 21 horas, intensificamos o trabalho. Mas, em qualquer horário, quando o abuso é flagrado, fazemos a autuação”, explica o tenente Durval Tavares Junior, comandante do Pelotão de Polícia Militar Ambiental. Motoristas flagrados com som em volume acima do permitido têm o veículo apreendido e são encaminhados ao Cartório da Polícia Militar, para que seja lavrado termo circunstanciado.
Já os estabelecimentos comerciais, quando solicitam o alvará de funcionamento na prefeitura municipal, são avisados dos limites de volume permitidos. “Quando desrespeitam o regulamento, os comerciantes são notificados e, posteriormente, podem ter o alvará caçado”, afirma o comandante do Batalhão de Polícia Ambiental, Coronel João Alves da Rosa Neto.
O coronel lembra que a poluição sonora traz sérios transtornos à saúde, principalmente ao sistema nervoso, com implicações no sistema motor. “O trabalho da Operação Sossego Público é de extrema importância, pois garante também a salubridade pública”, argumenta. Os policiais podem ser acionados pelo número 190 para atender qualquer solicitação, inclusive de perturbação do sossego.
OUTRAS AÇÕES – A Polícia Militar desenvolve outras atividades no Litoral durante o feriado. “Temos também o módulo móvel estacionado nos principais pontos da região, com policiais à disposição da população, orientando e distribuindo materiais informativos”, explica o tenente Marcel Elias dos Santos, do 9.º Batalhão.
A Policial Ambiental atua também na fiscalização da caça e pesca predatória da depredação do meio ambiente. “Pedimos às pessoas que joguem o seu lixo em local apropriado e, na beira da praia, procurem uma lixeira”, lembra o tenente Tavares.