Em 2009, o Ministério da Saúde brasileiro lançou a Política Nacional de Saúde do Homem, que visa combater o alcoolismo, o tabagismo, a obesidade e, principalmente, o câncer de próstata, entre outras doenças ligadas ao aparelho sexual masculino. “Apesar de todo o esforço empreendido é necessário, acima de tudo, criar uma cultura de prevenção entre os homens”, avalia Dr. Oskar Kaufmann (CRM-SP 104.028), doutor em Urologia, especialista em cirurgia robótica em urologia, Membro da Sociedade Brasileira de Urologia, American Urological Association, Endourological Society e integrante do corpo clínico dos Hospitais Albert Einstein e São Luiz.
Dr. Oskar ressalta ainda que “a saúde é um bem incomparável. E o homem deve ser disciplinado neste quesito, principalmente, com o seu pênis. É como seguir alguns mandamentos da boa saúde”, completa.
Com base em dicas de saúde e higiene fornecidas pelo especialista, é possível definir os 10 mandamentos para o homem, que dizem respeito à sua vida sexual e à integridade do pênis:
Usar a camisinha em toda e qualquer relação sexual;
Usar camisinha antes de fazer qualquer penetração;
Lavar o pênis diariamente;
Lavar o pênis após as relações sexuais;
No banho, puxar o prepúcio para trás e limpar completamente a região que fica coberta e não deixar o esmegma se acumular;
Enxugar bem depois de lavar, evitando irritação e assaduras;
Não usar pomadas ou cremes sem orientação médica;
Procurar um médico o quanto antes se notar feridas, bolhas, corrimento uretral, ardor e/ou dor ao urinar;
Avisar a parceira para procurar um médico o quanto antes também, para que ela procure tratamento;
Não manter relação sexual se apresentar feridas, bolhas, corrimento uretral e ardor ao urinar.
O homem , que tanta importância dá ao pênis, acaba se expondo quando pratica relações sexuais sem usar preservativo. O homem fica vulnerável a contrair doenças que podem prejudicar sua saúde corporal e aparência do pênis e, em casos mais graves, inferir em seu desempenho. “O homem fala muito do seu pênis, mas é necessário olhar para ele e examiná-lo, pois é neste auto-exame que se pode identificar problemas, infecções ou doenças. E alguns desses problemas são causados por falta de higiene e podem ser identificados visualmente. O principal método de prevenção é o uso do preservativo”, completa Dr. Oskar, lembrando que a camisinha ajuda a evitar doenças como herpes simples, sífilis, HPV e AIDS.
Veja abaixo, a tabela elaborada pelo especialista com várias doenças relacionadas à genitália masculina e seus sintomas.
Doença
Sintoma
Uretrite Não Gonocócica
Secreção Uretral Aquosa
Uretrite Gonocócica
Secreção Uretral Purulenta
Sífilis
Ulcera peniana indolor e margens endurecidas
Cancro
Diversos e pequenos Cancros ulceras dolorosas
Linfogranuloma Venéreo
Lesão genital transitória com aumento dos gânglios inguinais
Herpes Simples
Lesões tipo pápulas e vesículas agrupadas
HPV
Verrugas Genitais
Perfil
Dr. Oskar Kaufmann (CRM-SP 104.028)
Médico urologista e especialista em cirurgia robótica em urologia. Graduado em Medicina pela Escola Paulista de Medicina – Universidade Federal de São Paulo e com doutorado pela Divisão de Clínica Urológica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Dr. Oskar Kaufmann é membro da Sociedade Brasileira de Urologia, American Urological Association, Endourological Society e acaba de retornar ao Brasil, após o período de um ano de pós-doutorado em Endourologia, Laparoscopia e Cirurgia Robótica pela Universidade da Califórnia – Irvine. Além de integrar o corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital São Luiz e do Hospital do Homem, Dr. Kaufmann possui mais de 30 trabalhos publicados em veículos científicos nacionais e internacionais.