Produtores, autoridades públicas ligadas ao setor e acadêmicos da área lotaram o auditório da Emater-Ro na manhã desta quarta-feira, 13, para participar do encontro que discute a ovinocultura em Rondônia. Este é o primeiro de uma série de debates promovidos pela Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri) em parceria com a Emater e a Embrapa. O objetivo é promover, regularmente, essas reuniões com técnicos das instituições afins para nivelar os conhecimentos e elaborar metas para viabilizar a revisão do sistema de produção.
Na primeira palestra do encontro, o pesquisador da Embrapa, Ricardo Gomes Pereira, abordou o Histórico, Papel, e Importância dos Ovinos em Rondônia. Em seguida, Sandra de Paula Carvalho, médica veterinária da Seagri, ministrou uma palestra sobre o Diagnóstico da Ovinocultura de Rondônia. Depois foi a vez do veterinário Fabiano Alexandre dos Santos, da Idaron, falar sobre o Programa Nacional de Sanidade dos Caprinos e Ovinos.
Os participantes ainda tiveram a oportunidade de ampliar os conhecimentos sobre alimentação e pastagens para Ovinos, durante a palestra do pesquisador da Embrapa, Cláudio Ramalho Townsend. Outro ponto abordado no encontro versou sobre o Controle de endo e ectoparasitas em ovinos, em palestra ministrada pelo pesquisador da Embrapa, Francelino Goulart da Silva Neto.
O secretário estadual de Agricultura, Carlos Magno, destacou que o encontro sobre a ovinocultura tem o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva da ovinocultura, fortificando os seus principais elos, principalmente produção, processamento e a comercialização. Magno apontou a necessidade de buscar parcerias e soluções para o principal gargalo da atividade que é a comercialização. “Temos que buscar a inserção dos produtos da ovinocultura no mercado, favorecendo sua comercialização, gerando ocupação e renda de forma sustentável para a agricultura familiar, melhorando cada vez mais a vida do homem do campo”, concluiu.