A Secretaria de Estado da Educação (SEED) do Paraná está realizando e promovendo diversas ações preventivas para intensificar o trabalho de prevenção à gripe A (H1N1) em todo o Paraná. Desde a última quarta-feira (5), professores e funcionários das 2100 escolas estaduais estão sendo treinados e orientados pelos diretores, diretores auxiliares e pedagogos de como agir no ambiente escolar e fazer a orientação correta dos alunos..
Com o objetivo de prevenir e detectar a doença, o professor do Paraná terá também o auxílio dos voluntários do programa “Cuidadores da Gripe”, desenvolvido em parceria com a Secretaria da Saúde que terá, em cada estabelecimento de ensino da rede estadual e conveniada, uma pessoa, de forma voluntária, para assumir as responsabilidades de cuidador. Ela terá formação específica e receberá um kit para fazer as primeiras intervenções necessárias à prevenção da gripe A (H1N1).
Na volta às aulas, os professores do Paraná irão repassar aos alunos toda a informação recebida durante o treinamento. Entre os recursos que foram desenvolvidos especialmente para as escolas estão vídeos explicativos, que foram elaborados pela Diretoria de Tecnologia da Secretaria de Estado da Educação sobre a gripe A (H1N1).
No Colégio Estadual do Paraná, o maior do Estado, o trabalho é intenso. São quase cinco mil alunos distribuídos em 41 turmas por turno, mais de 270 professores, além de todo o departamento administrativo e pedagógico. No colégio, além do material informativo produzido pela SEED e pela Secretaria de Saúde – Sesa, os alunos terão acesso também a um vídeo explicativo da gripe A (H1N1) que foi elaborado no próprio ambiente escolar pelos professores, mostrando toda a preparação, o emprenho dos funcionários em deixar tudo preparado para a volta às aulas.