A manhã desta segunda-feira foi marcada por atividades físicas e uma caminhada com apitasso pelas principais ruas do centro de Ji-Paraná. A atividade foi realizada por ocasião do Dia Mundial de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa.
A caminhada foi organizada pelo Programa de Atenção à Saúde do Idoso (PASI), ligado à Secretária Municipal de Saúde (SEMUSA). Pelo menos cem idosos participaram da caminhada, que saiu da praça em frente ao Teatro Dominguinhos, passando pela Avenida Marechal Rondon, Rua Almirante Barroso e retornando à praça do Teatro.
No município, mais de 8 mil idosos são atendidos, sendo que cerca de 150 deles participam de atividade de hidroterapia, que é realizada em piscina aquecida, quatro vezes por semana. Além dessa atividade, os idosos recebem palestras educativas, visitas domiciliares, agendamentos de consultas, exames, entre outros.
São nas visitas domiciliares que as denúncias de maus tratos, como cárcere privado, estelionato, ameaça, racismo, entre outros, são recebidas pela equipe do PASI e encaminhadas ao Ministério Público.
De acordo com Maria Aparecida Ribeiro, coordenadora do PASI/Ji-Paraná, somente este ano já foram registrados três casos de violência contra idosos.
Em maio último, o PASI fez 10 anos de implantação em Ji-Paraná, sendo a única cidade de Rondônia que mantém o programa.