A idéia surgiu: mandar um vídeo para o quadro “Garagem do Faustão”, do programa “Domingão do Faustão”, da rede Globo. Com ajuda dos tios e uma câmera na mão, Paulo Alan e Rafael foram até o estúdio gravar a música “Sua Canção”. Eles buscaram e a oportunidade apareceu. O Desafio estava lançado. Depois de três etapas e três difíceis concorrentes, a dupla Paulo Alan & Rafael foi a grande vencedora do Duelo Sertanejo do quadro. Os prêmios: cantar ao vivo no programa e um sonho realizado.
A partir dessa grande conquista e da apresentação da dupla para todo o Brasil, em rede nacional, o destino de Paulo Alan & Rafael começou a mudar: assinaram contrato com a Gravadora Som Livre, lançaram oficialmente o primeiro CD “Sua Canção” (que já haviam gravado em 2008) e o reconhecimento das pessoas cresceu. “É engraçado, depois que participamos do Faustão, as pessoas já nos reconhecem, nos param na rua, nos supermercados, nas lojas. Isso realmente é muito gratificante para um artista”, revela Paulo Alan.
Porém, nem tudo foi fácil para esses dois irmãos, nascidos em Piracicaba, interior de São Paulo. Depois de algumas tentativas em cantar com outras pessoas, com as quais aprenderam muito, começaram com a dupla há nove anos (em 2001). Paulo Alan era tecladista e desenvolveu a técnica de segunda voz e Rafael, além de tocar sanfona e teclado, ganhou bastante desenvoltura no palco. As experiências anteriores ajudaram ambos a iniciar a dupla com mais habilidade e conhecimento.
A influência da música sertaneja começou quando eram crianças, pois os pais gostavam do estilo musical. Motivados pelo ritmo, que sempre teve forte presença no interior de São Paulo, iniciaram a batalha em busca de um sonho e começaram a ensaiar e a cantar em eventos da cidade e região. Participaram, ainda no ano de 2001, do Festival na Cidade de Conhas (SP) e, na disputa com 25 duplas sertanejas, ficaram com o primeiro lugar. O prêmio incentivou a luta de Paulo Alan e Rafael.
Festas em igrejas, shows de rádios, festas juninas, rodeios e shows em praças publicas foram acontecendo ao longo dos anos e com grande aceitação das pessoas na região. “A nossa divulgação foi o “boca a boca”, um contratante passava o contato ao outro e fomos ficando conhecidos aqui no interior. Tínhamos, em média, seis shows por mês. E, o retorno do público foi melhorando ano a ano também”, conta Rafael.
Em 2008, a dupla conseguiu gravar o Primeiro CD, intitulado “Sua Canção”, nome do grande sucesso de Paulo Alan & Rafael. Com influências musicais de João Paulo & Daniel, Mato Grosso & Mathias, Gian & Giovani, Milionário & Jose Rico, Edson & Hudson, Guilherme & Santiago, Daniel, Victor & Leo, o CD mistura o sertanejo universitário e o sertanejo de raiz, dando uma identidade de ritmo à dupla.
As músicas para o CD “Sua Canção” foram escolhidas criteriosamente pelos irmãos. “Queríamos que o CD tivesse a nossa cara. Escutamos por volta de 25 vezes cada canção, em tempos e lugares diferentes para termos certeza. Precisávamos sentir a melodia nos tocar, em cada música. Não queríamos errar”, revela Paulo Alan.
A canção, que deu o prêmio à dupla no Faustão, foi a escolhida para abrir o CD constituído por 12 músicas. “’Sua Canção’ é uma música que empolga o público nos shows. Todo mundo já sabe cantar. Tinha que ser a primeira do CD”, conta Rafael. Com o ritmo agitado, típico do sertanejo universitário, a música fala de uma declaração de um amor platônico e tímido: “Eu tô dançando na sua canção / Eu tô comendo na sua mão / Perdi o medo de te dizer / Eu quero você / Eu te amo demais”.
“Coração Apaixonado”, mais uma canção que fala de amor, “Eu Só Confio Nela”, uma sátira à fidelidade do casamento e “Ta Mír de Baum”, uma homenagem ao sotaque piracicabano, são outros sucessos da dupla que já estão no CD.
“Loucura, Amor e Paixão”, a única canção do CD composta pela dupla, é inspirada em amores mal resolvidos e problemas sentimentais. “Senti sua ternura no meu corpo tocar / viajei no brilho do seu olhar / Fui buscar lá no fundo do seu coração/ o prazer maior do mundo e a paixão”.
Paulo Alan e Rafael estiveram, no domingo, dia 13 de dezembro, novamente, no palco do “Domingão do Faustão”, desta vez, para o lançamento nacional do CD “Sua Canção”. “Estamos muito felizes. É um sonho que está se realizando. Não estamos deslumbrados, mas já temos muitos projetos para os próximos anos. Vamos trabalhar bastante para conseguirmos alcançar degraus mais altos”, finaliza Rafael.