O Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da USP (PECE/Poli) está com inscrições abertas para o curso de especialização em Engenharia e Gestão de Manufatura e Manutenção. O objetivo do curso é formar profissionais com o conhecimento e a vivência das ferramentas técnicas e de gestão mais avançadas utilizadas atualmente, como forma de garantir eficiência dos processos produtivos.
“As indústrias de todos os segmentos estão apostando, cada vez mais, na organização criteriosa das linhas de produção para ganhar produtividade e baixar custos”, observa o professor da Poli e coordenador do curso, Gilberto Francisco Martha de Souza. “Isso equivale a dizer que precisam investir tanto em tecnologias para o chão de fábrica como em técnicas para o bom uso dessa tecnologia, além de não descuidarem da manutenção dos equipamentos, para que a produção não pare”.
Um dos recursos mais utilizados hoje para garantir a eficiência dos processos de manufatura, de acordo com o professor, é o emprego de sofisticados softwares, capazes de planejar e testar digitalmente uma linha de montagem. Já a excelência na manutenção do chão de fábrica é obtida, atualmente, por meio de técnicas que visam otimizar os recursos existentes nas indústrias para a conservação dos equipamentos, entre elas a TPM, sigla em inglês para Manutenção da Produtividade Total, e o RCM – Manutenção Centrada em Confiabilidade
“Essas ferramentas são detalhadas no curso, que também foca temas importantes como a sustentabilidade ambiental dos processos e o gerenciamento dos recursos humanos”, destaca Gilberto de Souza.
A especialização tem duração de dois anos e é voltada para empresários, executivos, engenheiros, tecnólogos e outros profissionais com interesse na área de produção e manufatura de componentes e sistemas eletro-mecânicos bem como de produtos químicos e farmacêuticos. É composta por uma grade de disciplinas obrigatórias e eletivas, o que possibilita ao aluno direcionar o curso de acordo com seus interesses específicos.
As aulas, que terão início em março de 2010, serão ministradas nas dependências da Escola Politécnica, na Cidade Universitária, em São Paulo, às sextas-feiras à noite e aos sábados pela manhã.
O ingresso no curso é feito por meio de processo seletivo, que inclui análise de currículo e entrevista. Mais informações podem ser obtidas no site www.pecepoli.com.br ou pelo telefone (11) 2106-2400.