A Campanha Brasil Ponto a Ponto escutou meio milhão de pessoas em todo o Brasil durante um período de 6 meses. Ela fez a seguinte pergunta a milhões de brasileiros(as): o que precisa mudar no Brasil para a sua vida melhorar de verdade? O objetivo da Campanha foi definir o tema do próximo Relatório de Desenvolvimento Humano Brasileiro, coordenado pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento). Esse foi um processo inédito em todo o mundo.
A Campanha teve duas etapas. Na primeira etapa, durante os meses de outubro a dezembro, foram realizadas 7 audiências públicas em todas as regiões do país, foram consultados acadêmicos(as) dos 4009 cursos de pós-graduação que o Brasil possui e foi montada uma expedição aos 10 municípios de pior IDH do país. Algumas consultas foram feitas também pela internet. Na segunda etapa, que foi da primeira semana de março à metade de abril, foram escutadas as pessoas através das parcerias com a Rede Globo, Natura, Consed e TIM, entre os principais. As respostas foram recebidas principalmente através do site www.brasilpontoaponto.org.br , mas a consulta foi feita também a 12 milhões de pessoas via SMS e a 1 milhão de pessoas via a rede de consultoras da Natura. Na parceria com Consed, foram mobilizados mais de 200 mil estudantes de 20 estados brasileiros em um processo de escuta a jovens de escolas públicas e privadas.
A participação das pessoas foi espontânea e não recolhemos dados além do nome das pessoas e do estado. A identificação não era obrigatória, apesar de que a grande maioria se identificou. Estimamos que devido ao trabalho que fizemos nas escolas, em parceria com o Consed, tivemos algo como 60% da amostra feita com jovens. Outra característica da amostra, devido a parceria com a Natura foi a presença de mulheres (estimamos no agregado 58% de mulheres).
Temas e tópico escolhido
Os temas mais votados são mostrados na tabela abaixo. Esses temas ilustram as principais preocupações dos brasileiros(as).
Frequência de Temas
Vale a pena qualificar dois dos temas mais votados:
a) educação: existe grande preocupação com a falta de qualidade da educação e falta de formação de valores nas escolas.
b) violência: há uma ênfase muito grande na violência contra a pessoa (doméstica, entre amigos, etc) em comparação com a violência contra a propriedade.
O tema ‘política pública’ não é um tema como os demais pois envolve uma classificação de vários temas juntos, por isso, educação e violência surgiram como os dois principais temas do relatório.
Para escolher um tópico que pudesse unir todos esses diferentes temas como parte da mesma história, selecionamos os temas mais transversais, como mostra a tabela abaixo. Assim, o tópico escolhido reflete a questão que mais aparece em todos os temas apresentados que é a questão dos valores. Esse será o tópico do próximo Relatório de Desenvolvimento Brasileiro.
Abaixo tabela tópicos transversais:
Frequência de Tópicos (transversais)
Jornalista: Gilmara Oliveira e Kelly Schawarz