Será assinado, nesta sexta-feira, em Salvador, o contrato da segunda fase do Projeto “A Cor da Cultura“, que prevê uma série de ações para valorizar o patrimônio cultural afro-brasileiro. O projeto é patrocinado pela Petrobras desde 2004 e realizado em parceria com o Ministério da Educação, Secretaria Especial de Promoção de Políticas para Igualdade Racial (SEPPIR), Centro Brasileiro de Informação e Documentação do Artista Negro (CIDAN), TV Globo e Fundação Roberto Marinho, por meio do Canal Futura. A iniciativa tem o apoio da Fundação Palmares (Ministério da Cultura) e da TV Brasil. O evento será realizado no dia 20, Dia Nacional da Consciência Negra, na Praça Castro Alves, às 17h.
Participam da cerimônia o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo; o ministro da SEPPIR, Edson Santos; o ministro da Educação, Fernando Haddad, o governador da Bahia, Jaques Wagner e o prefeito de Salvador, João Henrique. A cerimônia será encerrada com um show da cantora Margareth Menezes.
O objetivo do projeto A Cor da Cultura é o apoio à efetivação da Lei nº 10.639/03, que estabelece a inclusão e valorização dos conteúdos sobre “História e Cultura afro-brasileira” no currículo escolar. A segunda fase do projeto visa a formar 3 mil educadores/multiplicadores de redes públicas de ensino, técnicos de Secretarias de Educação, educadores de Pontos de Cultura e de comunidades tradicionais e 60 educadores de Universidades e ONGs. O projeto prevê também a produção de materiais para-didáticos e programas audiovisuais reproduzidos em 3 mil kits, que serão distribuídos para os educadores/ multiplicadores formados.