A partir de agosto, o Planeta Sustentável publicará em seu site – em parceria com a revista Nova Escola – novos Planos de Aula. O objetivo é ajudar professores de todo o Brasil a abordar temas socioambientais com alunos de todas as faixas etárias
Quando foi lançado, em abril de 2007, o Planeta Sustentável, da Editora Abril, criou uma área especial em seu site — www.planetasustentavel.com.br/planosdeaula —, para a publicação de Planos de Aula elaborados pela revista Nova Escola, da Fundação Victor Civita.
Os primeiros foram realizados com base em reportagens das revistas da editora, publicadas também no site, que abordavam grandes questões como o consumo de água, o aquecimento global, animais em extinção, coleta seletiva e reciclagem de lixo.
Agora, o Planeta Sustentável e a Nova Escola se unem para incrementar esse conteúdo com novos Planos de Aula, a cada quinze dias. Mas, desta vez, num outro formato: ao invés de utilizar as reportagens jornalísticas, os especialistas da Nova Escola selecionaram para este ano alguns dos temas mais discutidos em sala de aula: Água e Energia. Mesmo nesse formato, as reportagens das revistas da editora também serão linkadas como indicação de leitura sobre os temas abordados.
Na primeira fase, serão nove Planos – publicados de 10 de agosto e até novembro – que analisarão os dois temas escolhidos com base em conceitos de cidadania, consumo consciente, lixo, entre outros. Dessa forma, os professores levarão os temas relacionados a sustentabilidade para o dia-a-dia das escolas, sem alterar a grade curricular de cada instituição. Sua escolha deverá ser pautada pelo grau de aprofundamento que se pretende em sala de aula. Esse trabalho, sem dúvida, ajudará a incrementar a reflexão entre estudantes e professores e, consequentemente, sua consciência ambiental.
Para ampliar a penetração dos novos Planos de Aula, seus conteúdos estão sendo tratados de forma simples e objetiva, levando em conta a faixa etária dos alunos. Dessa forma, educadores de todas as séries do Ensino Fundamental poderão aplicá-los.
Um dos motivos que levou o Planeta Sustentável a investir nesse tipo de ação é sua abrangência: os Planos de Aula on-line, muito utilizados pelos professores, atingem milhões de pessoas. Isso pode ser comprovado pelo acervo de Planos de Aula da Nova Escola, que reúne 870 temas educativos, sempre com altos índices de visitação.
Vale lembrar que os Planos anteriormente propostos pelo Planeta Sustentável tambémpoderão ser utilizados como apoio dos novos. Eles estão disponíveis no acervo do site da Nova Escola – http://revistaescola.abril.com.br/planos-de-aula/ – que reúne inúmeros outros temas educativos, direcionados a professores de todo o país.
Planeta Sustentável
O movimento Planeta Sustentável teve início em 2007. Conta com o mais completo site sobre sustentabilidade em língua portuguesa, projetos especiais e um conselho consultivo formado por lideranças da área científica e institucional, cujos membros se reúnem periodicamente para definir os rumos do movimento e cumprir o objetivo de estimular a produção e difusão de informação sobre sustentabilidade. É patrocinado pela Editora Abril, Banco Real, CPFL, Bunge, Sabesp e Petrobrás.