MEC – Os 97.557 professores das redes públicas candidatos a ingresso em cursos de licenciatura neste semestre devem consultar o andamento das suas pré-inscrições a partir de segunda-feira, dia 17. A consulta será na Plataforma Freire, mesmo espaço onde o professor fez o cadastro, escolheu a instituição, indicou o curso que deseja fazer e registrou a senha.
Para este semestre estão disponíveis 57.828 vagas de licenciaturas em instituições de ensino superior públicas de 17 estados. Na Plataforma Freire MEC, o professor receberá informação personalizada sobre o andamento da sua inscrição: se foi aceito pela secretaria de educação a que está vinculado, se participará de sorteio feito pela universidade, se a vaga está garantida, se está matriculado no curso.
O secretário de Educação a Distância do Ministério da Educação MEC, Carlos Bielschowsky, recomenda que os professores consultem a plataforma freire para se manterem informados sobre as suas possibilidades. O objetivo é que todo professor selecionado garanta a matrícula. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), por exemplo, anunciou que segunda-feira, 17, chamará os inscritos para fazer a matrícula.
Até às 16h50 desta sexta-feira, 14, as secretarias estaduais e municipais de educação informaram ao plataforma freire MEC que validaram e autorizaram a inscrição de 75.696 professores, mas o processo continua aberto.
De acordo com o secretário Carlos Bielschowsky, o MEC encaminhará neste domingo, dia 16, as listas dos professores para todas as instituições que abriram vagas. Se uma universidade tem mais candidatos que vagas, o ministério sugere que a seleção seja por sorteio.
Compromisso MEC – O secretário de Educação a Distância lembra que o governo federal assumiu o compromisso de oferecer formação superior a todos os professores das escolas públicas da educação básica que têm apenas o nível médio ou que lecionam em área diferente da sua formação. Além das mais de 57 mil vagas abertas neste semestre, estão programados mais quatro ingressos de professores pela plataforma freire no primeiro e no segundo semestres de 2010 e de 2011. No conjunto, estão previstas 330 mil vagas.
MEC Plataforma Freire – Ionice Lorenzoni