o professor tem até 30 de novembro para fazer a inscrição nos cursos por meio de um sistema desenvolvido pelo MEC denominado Plataforma Freire, onde também terá seu currículo cadastrado e atualizado, para participar dos cursos no primeiro semestre 2010. A partir da pré-inscrição dos professores e da oferta de formação pelas IES públicas, as secretarias estaduais e municipais de educação terão na Plataforma Freire um instrumento de planejamento estratégico capaz de adequar a oferta das IES públicas à demanda dos professores e às necessidades reais das escolas de suas redes. A partir desse planejamento estratégico, as pré-inscrições são submetidas pelas secretarias estaduais e municipais às IES públicas, que procederão à inscrição dos professores nos cursos oferecidos.
Calendário Plataforma Freire
Formação inicial: De 15 de outubro a 30 de novembro, pré-inscrição dos professores na formação inicial. De 1º de dezembro a 11 de janeiro, as secretarias validam, na plataforma, as pré-inscrições dos professores na formação inicial. Em 12 de janeiro as inscrições serão encaminhadas para as Universidades (formação inicial, especialização e parte da formação continuada de menos de 300 horas) e outras redes que cuidam do restante da formação continuada de menos de 300 horas.
Formação Continuada: De 23 de setembro a 30 de outubro, as secretarias planejam a formação continuada de suas escolas a partir de desafios a serem vencidos na Plataforma Freire. De 1º de dezembro a 30 de janeiro, pré-inscrição dos professores na formação continuada. De 1º de dezembro a 18 de dezembro, as secretarias podem indicar desafios e cursos para as suas escolas. Em fevereiro as secretarias validarão as pré-inscrições dos professores na formação continuada.